Recebemos de Hélder Costa, camarada nosso que é das Lutas Antifascistas e Anticoloniais, na verdade, um dos mais importantes líderes desses combates e da militância Cultural para a nossa Geração enviou-nos o Apelo Abaixo, e nós com ele !
Queridos amigos,
Eventos Culturais com Quebras de 80%
A Barraca tem este ano um grande saldo negativo que decorre da ausência de público em grande parte decorrente da situação sanitária..
O público adulto e escolar costuma cobrir anualmente um terço das nossas despesas e o seu lugar foi preenchido este ano por um enorme vazio.
Todas as verbas resultantes de apoios e curtas e raras receitas foram aplicadas no pagamento de salários e na enorme carga de impostos que nunca abrandou. .
A Barraca é constituída por 12 actores, 4 técnicos, 2 directores, secretariado e produção e limpeza e toda a gente recebeu os seus ordenados. E com um baixissimo apoio do Estado mantivemos durante todo este ano de catástrofe mundial mesmo aqueles que se encontram pagos a recibos verdes,cujo compromisso com a Companhia se limita à programação temporária.
Não queremos fazer disto um desastre particular porque a situação é geral , a excepção, se ela existe, está em nunca termos parado de trabalhar e, sempre que nos foi autorizado, termos tentado dentro do Teatro ou a céu aberto chegar ao público que sentisse a nossa falta.
No entanto o povo português não foi educado a sentir falta da cultura. São poucos os que vivem mal sem livros, sem teatro, sem exposições.Foram muitos anos de ignorância imposta e é indispensável um enorme esforço publicitário para que o apelo se faça. Porém a publicidade é cara, é dificultada e é snob.
Só atrai os já atraidos.
Assim um bom jantar,uma almoçarada, uma ida às compras,uma noite de “mapling” a ver televisão boa ou péssima é infinitamente mais atraente do que uma sessão cultural. E assim os artistas e os outros trabalhadores da cultura foram transformados numa espécie de pobres de pedir, adictos de vícios de que poucos, além deles, sentem a falta.
Aos que sentem que fazemos falta,
A 15 e 16 de Dezembro Antestreia especial do nosso próximo espectáculo
UM IVANOV de Tchekov.
com encenação de Maria do Céu Guerra e participação de toda a Barraca
A partir de 2021- carreira regular do mesmo espectáculo.
Mas o nosso dinheiro acabou.
Os ordenados estarão bloquedaos a partir do fim do mês de Novembro e as despesas de estreia são absolutamente impossíveis de cobrir.
Vimos por este meio convidar-vos a enviar à Barraca a verba que corresponde ao custo do Cartão de Amigo /Livre Trânsito 50 €.
Durante um Ano, ao longo de 2021, poderá assistir acompanhado a todas as nossas sessões no Teatro Cinearte.
É para muitos um gesto de repetida confiança , e esperamos que seja uma situação nova para muitos outros.
NIB: 0036 0087 9910 0066 3129 3
Obrigada
Pl’A Barraca
A Direcção
A BARRACA