Home Covid-19 A UNICEF e o Covid-19

A UNICEF e o Covid-19

por Nardia M

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está a  intensificar os planos de entrega de vacinas contra a Covid-19 e a trabalhar com mais de 350 organizações de logística a nivel mundial e a discutir esses planos com as principais companhias aéreas globais e fornecedores de frete para distribuir vacinas a mais de 92 países. 

Na semana passada, a Unicef, a Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, e a Associação Internacional de Transporte Aéreo, Iata, informaram as principais companhias aéreas globais sobre os requisitos de capacidade necessários.

As agências também começaram a discutir maneiras de transportar cerca de 2 bilhões de doses de vacinas em 2021 e  um 1 bilhão de seringas que  precisam de ser transportadas por mar. 

Em comunicado, a diretora da Divisão de Abastecimento da Unicef, Etleva Kadilli, disse que “esta colaboração inestimável irá percorrer um longo caminho para garantir que haja capacidade de transporte suficiente para esta operação histórica e gigantesca.” 

Kadilli contou que é hora de pôr “mãos à obra para preparar a entrega das doses da vacina, seringas e mais equipamentos para proteger os trabalhadores da linha de frente em todo o mundo.” Segundo ela, “ao proteger esses trabalhadores, são protegidos milhões de crianças que dependem de seus serviços essenciais.” 

Nas próximas semanas, a Unicef também avaliará a capacidade de transporte existente para identificar lacunas e necessidades prevendo-se que a operação seja a maior e mais rápida já realizada 

A agência lidera esforços para adquirir e entregar vacinas de fabricantes que têm acordos com a Covax, a iniciativa da ONU para distribuição de uma vacina segura para todos.   

Em colaboração com a Opas, a Unicef coordenará a compra e entrega para 92 economias de rendimento baixa e média baixa. 

Desde janeiro, a agência já entregou mais de 190 milhões de dolares  em suprimentos de combate à pandemia, como máscaras, aventais, concentradores de oxigênio e kits de teste de diagnóstico. 

Todos os anos a Unicef adquire mais de 2 bilhões de doses para imunização de rotina e resposta a surtos em nome de quase 100 países, e é assim o maior comprador individual de vacinas do mundo coordenando milhares de remessas com vários requisitos tornando a agência especialista em gestão  da cadeia de suprimentos de produtos com temperatura controlada, necessária durante esta nova imunização. 

A Unicef e seus parceiros atuam ainda com operadores logísticos para minimizar interrupções nos programas de vacinação de rotina, que devem continuar a acontecer.  

Para Etleva Kadilli, “o apoio de governos, parceiros e setor privado será fundamental para transportar a imunização sarampo, difteria e tétano, bem como para Covid-19, da forma mais eficiente possível.” 

No mês passado, aUnicef iniciou um processo para armazenar mais de 1 bilhão de seringas até 2021 e garantir o fornecimento das doses de vacinas 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.