Home Ambiente O terramoto de 1755…

O terramoto de 1755…

por Joffre Justino

Entre os que acusavam as elites de gerar esta fúria de Deus, os crentes que sabiam do livre arbítrio e se queixavam das fúrias da Natureza e as seitas que existiriam ou ateias ou panteístas trazidas pelas miscigenações do Império então  muito vivido da corte ao povo o caos nos pensares deve ter sido tanto quanto os caos nos viveres face ao terramoto de 1 de novembro de 1755!

Nunca tinha havido tanta destruição e o avassalador sismo o maior de que há registo no nosso país terá sido aterrador com a capital do Império português a sofrer grandes estragos e a confrontar-se com uma  mortandade devida ao tremor da terra ao maremoto   e à multiplicidade de  incêndios que se espalharam na cidade. 

Releve-se que este sismo foi vivido no litoral sul português e no Algarve também brutalmente atingidos.

Nessa que se pensava pacata manhã dedicada a honrar os Mortos por ser o dia 1 de Novembro de 1755 a terra tremeu durante vários minutos, diz-se que até 10. destruindo edifícios e gerando destruição e horror por toda o lado.

O rio subiu pelas ruas da cidade, e invadiu  a baixa e as muitas pessoas que tinham fugido para as margens do Tejo para escapar aos edifícios que ruíam foram apanhadas pelas águas e desapareciam Tejo dentro!

Fica um apontamento / documentário que relata a Lisboa e como ela viveu o sismo

O mundo doeu-se com  o terramoto de Lisboa, em 1755 um desastre natural monumental que 

inspirou poetas, interessou filósofos, irou profetas e motivou políticos. O Império Português perdia a sua cabeça gestora o gigantesco maremoto seguiu-se ao tremor  da terra, e nem a fúria das águas do Tejo apagava os incêndios que persistiam pela cidade. 

E para combater preventivamente algo equivalente nasce o ainda assim contestado Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e Concelhos Limítrofes (CL), um instrumento de suporte ao Sistema de Protecção Civil para a gestão operacional em caso da ocorrência de um evento sísmico na região teoricamente afetada . 

De acordo com o definido na Lei de Bases de Protecção Civil, este Plano classifica-se como especial, quanto à finalidade, e como supradistrital, quanto à área geográfica de abrangência.

Trataremos em outro momento este tema da prevenção a algo equivalente neste século XXI …

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.