Home Opinião Guerra Grécia versus Turquia

Guerra Grécia versus Turquia

por Joffre Justino

Os líderes da UE vão discutir os últimos pontos do confronto da Turquia com a Grécia hoje sexta-feira, 16 de outubro, enquanto que a Alemanha endurece as conversas sobre sanções esse modelo que na verdade estando na moda só empobrece os povos afetados!

“Fornecerei informações sobre as novas provocações da Turquia”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, na abertura de uma cúpula da UE em Bruxelas na quinta-feira, “A Turquia continua consistente em seu … comportamento agressivo”, acentuou .

A cimeira da UE foi planeada  para analisar o Brexit, as alterações climáticas e o Covid-19 apenas, observou Mitsotakis mas a Grécia pressionou para adicionar a Turquia  “embora não estivesse na agenda”.

A Grécia, acusou a Turquia de perseguir o ministro das Relações Exteriores grego quando ele estava voltando do Iraque para casa, recusando-lhe o acesso ao espaço aéreo turco e forçando seu avião a girar no ar durante 20 minutos num ambiente de provocação militar, “É mais uma provocação na série de provocações da Turquia”, disse o porta-voz do governo grego Stelios Petsas.

“O incidente com o avião do governo do ministro das Relações Exteriores da Grécia (visto enquanto estava no ar) é uma … escalada adicional”, disse Giorgos Koumoutsakos, vice-ministro grego.

“Isso tem um significado político e diplomático especial, já que a Turquia sabia que essa medida seria discutida na cimeira da UE de hoje”.

A Grécia já anda de portas fechadas ao tempo dado o facto  do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan ter embarcado no seu navio líder da exploração petroleira, o Oruç Reis, em águas reivindicadas pelos gregos na quarta-feira, véspera das negociações dos líderes da UE.

Os líderes da UE, no início deste mês, deram à Turquia até dezembro para conciliar com a Grécia, bem como com o Chipre, que tem queixas semelhantes ou então enfrentará sanções.

E a Alemanha, a presidência da UE, esperava que um “diálogo” grego-turco pudesse dar frutos sendo que Berlim endureceu sua linha quando os líderes da UE se reuniram em Bruxelas, reduzindo o prazo das sanções para uma semana.

“Já foi duas vezes que as negociações esperadas [entre a Grécia e a Turquia] não ocorreram e não sabemos quando elas acontecerão”, disse o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas, em Paris na quinta-feira.

“Devemos esperar para ver se haverá progresso em uma semana e então veremos que atitude precisa ser adotada pela UE”.

“Está claro para nós que a Turquia está permanentemente a realizar atos provocatórios que são inaceitáveis”, disse também o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian.

As sanções anteriores da UE à Turquia foram limitadas a dois executivos da Turkish Petroleum Corporation – Mehmet Akalin e Ali Namoglu.

Mas qualquer nova lista provavelmente será mais dolorosa, depois que Chipre garantiu uma promessa sobre medidas mais duras nas tensas negociações da UE no mês passado.

Por sua vez, a Turquia afirma que as reivindicações marítimas gregas e cipriotas são injustas e violam os direitos dos cipriotas turcos e disse imagine-se que atrasou a viagem do ministro das Relações Exteriores da Grécia por motivos técnicos, e não políticos.

“O avião em questão descolou  do Iraque sem apresentar um plano de vôo. Quando o avião entrou em nosso espaço aéreo, um plano de vôo foi solicitado com urgência às autoridades iraquianas, e o vôo foi executado com segurança após o plano ser recebido”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia Hami Aksoy.

Referindo-se também ao apoio militar da Turquia ao Azerbaijão na recente guerra com a Armênia, o francês Le Drian disse: “O que podemos ver hoje é o único país que não está pedindo respeito ao cessar-fogo é a Turquia e isso é prejudicial … Não haverá uma vitória militar nesta questão, pelo que o cessar-fogo deve ser implementado”, disse Le Drian.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.