Home Dossiers Uma agenda (secreta?) de Salgado aponta para o negócio dos submarinos que ainda não foram ao fundo mas quase!

Uma agenda (secreta?) de Salgado aponta para o negócio dos submarinos que ainda não foram ao fundo mas quase!

por Joffre Justino

Uma agenda de Ricardo Salgado, “ex- dono disto tudo” tem uma nota misteriosa com a palavra submarino que poderá ser uma referência ao negócio feito pelo Estado português para a compra de dois submergíveis a um consórcio alemão.

Com um código,  “Pacote 100M € xxx submarinos” surge numa nota de 18 de Novembro de 2013 às 13 horas, na agenda pessoal de Ricardo Salgado, segundo o Correio da Manhã.

Apreendida pelo Ministério Público (MP) esta agenda pessoal de Salgado em Dezembro de 2014, de 30 páginas foi passada a pente fino pelo MP e inclui nomes de políticos e empresários que Salgado terá contactado ao longo de 2013.

Passos Coelho, Manuel Pinho, António Mexia, o presidente da EDP, José Sócrates os ex-ministros Mário Lino (Obras Públicas) e Teixeira dos Santos (Finanças) e o ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente são todos referidos na dita agenda 

A referência em causa sobre os submarinos é de data próxima da reunião do Conselho Superior (CS) do GES, que ocorreu a 7 de Novembro de 2013, quando Salgado referiu que a família Espírito Santo ficou com uma comissão de cinco milhões de euros e que os administradores da Escom, a empresa do GES que intermediou a compra dos submarinos, ficaram com 15 milhões no âmbito do negócio.

Mais tarde em Dezembro de 2014, na Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES/GES, Salgado assumiu que “o montante recebido é superior aos cinco milhões de euros referidos”, assim como que  “não foram pagas comissões a ninguém da área política” com Paulo Portas alegadamente um dos nomes de políticos da agenda de Salgado, então ministro da Defesa viu o inquérito ser arquivado em Dezembro de 2014, após oito anos de investigação, por falta de provas.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.