Home Opinião 3 casos Covid com tratamento diverso – a Suécia que deixou morrer, o Reino Unido que emendou tarde a mão e Portugal que cumpre conforme pode, mas vai cumprindo!

3 casos Covid com tratamento diverso – a Suécia que deixou morrer, o Reino Unido que emendou tarde a mão e Portugal que cumpre conforme pode, mas vai cumprindo!

por Antonio Sousa

Como vemos ultrapassamos já  no nivel global o astronómico numero do 1 milhão de mortos e continua a Humanidade até no contexto da sobrevivência sem uma política comum no caso do combate ao Covid-19 ! 

#Country,OtherTotalCasesNewCasesTotalDeathsNewDeathsTotalRecoveredActiveCasesSerious,CriticalTot Cases/1M popDeaths/1M popTotalTestsTests/1M popPopulation
World33,342,965+44,0211,002,98

Assim se na Inglaterra o isolamento passa a ser obrigatório por lei a partir desta segunda-feira com multas que podem ir às mil libras (1102 euros), valor atualmente aplicado a quem não cumpre quarentena após chegar do estrangeiro, ou às dez mil libras (11.019 euros), para os reincidentes ou infrações mais graves muito muda a situaçao na Suécia que nao teve um primeiro ministro Boris Jonhson para aprender… 

Na verdade se uma pessoa apresentar sintomas ou testar positivo, é obrigada por lei a entrar em isolamento (antes era voluntário) durante um período de dez dias após o início dos sintomas ou após a data do teste, se não tiver sintomas.

Os restantes membros da familia ficarão  em isolamento durante 14 dias após a data do teste positivo inicial do infetado ou após o início dos sintomas conhecidos tosse contínua, temperatura alta ou perda de paladar e olfato.

A polícia será a responsável pela fiscalização e o respeito pelas regras, enquanto que o Governo dará 500 libras (551 euros) para as pessoas com rendimentos baixos que precisem de ficar em isolamento e as outras pessoas que precisem de parar de trabalhar podem reclamar subsídio de doença ou outro tipo de apoios sociais.

Estas medidas aplicam-se apenas em Inglaterra, pois os governos autónomos da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são responsáveis pelas próprias regras.

O Executivo de Boris Johnson justificou com a necessidade de “garantir a adesão e reduzir a transmissão de Covid-19” dado que o contágio do vírus está a acelerar novamente no Reino Unido.

“À medida que os casos aumentam, é imperativo que tomemos medidas”, justificou esta segunda-feira o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock … “podem fazer uma enorme diferença para reduzir a transmissão do vírus, mas não hesitaremos em adotar outras medidas se os casos continuarem a aumentar”. 

O governo elogiou ainda a “resposta entusiástica” de 10 milhões de pessoas que nos primeiros dois dias instalaram a aplicação para telemóveis NHS COVID-19, lançada na quinta-feira e considerada uma ferramenta importante para o rastreamento sendo também evidente o descontentamento crescente  a nível popular, visível pelos protestos registados em Londres no domingo pelo segundo fim de semana consecutivo, mas também dentro do próprio partido Conservador.

O Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortos na Europa, 41,988 oficialmente, embora outras estatísticas oficiais que contabilizam os casos suspeitos cuja certidão de óbito refere a Covid-19 apoiem para 57.600 mortes desde o início da pandemia.

Mas se olharmos para as realidades dos 3 países em análise  se vê o resultado de medidas como a Suécia “…sem com isso levar ao encerramento de escolas, bares ou restaurantes. Limitou concentrações públicas, incentivou ainda mais o teletrabalho, e pôs lares de terceira idade em quarentena, sem conseguir, com isso, evitar um grande número de mortos nestes lares.”, e com 5880 mortos e 90923 casos Covid isto é 58,8 mortos por 100 mil pessoas  para os 66,5 do Reino Unido onde depois do desleixo “à sueco” houve a contestação irresponsável nas ruas e no parlamento contra as medidas do “arrependido” Boris Jonhson e para os 17,9 portugueses…

… E há quem queira em nome de interesses ultraminoritários abrir ao futebol ou em nome de interesses religiosos abrir o Santuário de Fatima duas areas onde visivelmente predomina a irresponsabilidade sueca ! 

Suecia populacao : 10171524 

Total de casos90 923RecuperadosMortes5880

Reino Unido população : 63181775

434 969Mais 5692RecuperadosMortes41 988Mais 1

Portugal população : 10925909

Total de casos73 604Mais 665Recuperados47 647Mortes1953Mais
0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.