Home Cidadania Abílio Alagôa da Silva é o novo Grão Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal

Abílio Alagôa da Silva é o novo Grão Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal

por Editor

Ao fim de dois anos do mandato do anterior Grão Mestre, ontem (sábado 19 de setembro) Abílio Alagôa da Silva tomou posse como novo Grão Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal.

O trabalho desta ordem maçónica com impacto na sociedade portuguesa tem sido bastante enaltecido não apenas pelos seus obreiros como também por muitas entidades que a têm acompanhado ao longo dos últimos dois anos, desde que que foi fundada em 2018.

É de realçar a elevada responsabilidade dos seus líderes, a ética e os valores que professam e que os leva a querer observar escrupulosamente os landmarks e a sua constituição. Pela primeira vez se observa numa ordem maçónica uma vontade férrea dos líderes em passar o testemunho de acordo com o período de vigência de cada mandato (2 anos), o que espelha a convergência e união existente no seu seio, assim como os valores que norteiam os pensamentos da Nova Maçonaria Portuguesa.

Photo credit: GLSP

O Estrategizando teve acesso ao discurso proferido pelo novo Grão Mestre, Abílio Silva e destaca algumas das suas palavras, num discurso profundo e marcante perante uma Assembleia de Maçons reunidos para a passagem do testemunho do anterior para o novo veneralato.

“Agradecer-vos antes de mais, todos os vossos votos de sucesso para este Grão Mestrado com que me acabam de brindar, mas acima de tudo a confiança que depositaram em mim para vos liderar nos próximos 2 anos. É uma enormíssima honra à qual se juntará todo o meu empenho e devoção. Que o GADU me ilumine para ter a sabedoria necessária para a condução dos nossos trabalhos!

Com o 2º aniversário da SOBERANA, fecha-se um importantíssimo capítulo que precede em muito à sua constituição.

Particularmente, o dia de hoje reveste-se ainda de maior importância pelo facto de hoje me sentar na cadeira de Salomão, para muito honradamente assumir a liderança da nossa SOBERANA, com a difícil tarefa de substituir o nosso agora MRPGM João Pestana Dias, impulsionador incansável e mentor da nossa Obediência, sem o qual não estaríamos hoje aqui.

Na SOBERANA temos de colocar a luz da Maçonaria num patamar elevado para que todos a vejam, especialmente as novas gerações, que procuram, o que temos para oferecer, num mundo cada vez mais ofuscado pela escuridão e promiscuidade de valores e princípios e consumido pelo egoísmo e a indiferença para com o nosso semelhante.

A nossa sociedade questiona-se não poucas vezes  sobre o interesse e o sentido da existência da Maçonaria. Os nossos trabalhos e as tradições que transportamos são muitas vezes, alvo de olhares inquisitoriais alimentados pelo populismo hábil da ignorância.  O secretismo, a arquitetura de conspirações, a proteção e o apoio da corrupção, são erradamente alguns dos alvos preferidos da visão sobre nós MAÇONS. Essa é a antítese do que somos. Quem o faz, temos de dizê-lo, não é Maçon! Ainda que algum dia, tenha sido admitido nos nossos augustos mistérios.

Photo credit: GLSP

A Maçonaria, como guardiã dos valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, tem de passar a sua luz e sabedoria à sociedade e estar cada vez mais perto do mundo profano.

Na SOBERANA, procuramos incutir na sociedade a valorização do que, afinal, parecendo tão evidente, não está adquirido… Sermos uma verdadeira e forte Irmandade fraternal é o meu maior desígnio, nunca, mas nunca se esqueçam que o sigilo, a gratidão e a lealdade são símbolos importantíssimos da nossa honra! “

“Termino citando Albert Pike, maçon, advogado, militar, e escritor,

O que fizemos apenas por nós mesmos, morre connosco;
o que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece
e é imortal.”

Abílio Alagôa da Silva, Grão Mestre da GSLP

Photo credit: GLSP – Bruno Melão

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.