Home Estados Unidos da América O Socialismo do Partido Republicano dos EUA e de Trump!

O Socialismo do Partido Republicano dos EUA e de Trump!

por Joffre Justino

Como é sabido fomos fortemente apoiantes da candidatura de Bernie Sanders e continuamos a achar que a sua Internacional Progressista onde contamos com o falante em português Hadadd, seria um belo instrumento para uma sociedade que sendo global começa a questionar-se face à pandemia Covid-19.

Hoje ainda nem sabemos até onde irá esse questionar-se, perante os impactos numa economia que se centrou no consumismo desbragado em vez de um consumismo responsável, na concentração em vez da distribuição da riqueza na degradação ambiental em vez de uma economia sustentável na concentração regional da riqueza em vez da sua dispersão global no totalitarismo doentio em vez da Democracia Participada. 

O percurso de Bernie Sanders tem sido coerente sobretudo considerando o país onde desenvolve a sua militância o império dos impérios que já esqueceu que nasceu Republica e Defensora das Independências da Democracia da Republica!

Basta recordar que Abraham Lincoln o que derrotou os esclavagistas do Sul era Republicano e até se correspondia com Karl Marx sem esses complexos ( de culpa?) hodiernos.

Recebemos nós e milhares o texto abaixo assinado por Bernie Sanders e não podíamos impedir que ele siga o percurso feito quando foi divulgado – o de ser lido por milhões refletido por milhões e gerando milhões de Cidadãs e Cidadãos em Luta! 

Cá vai ele então na certeza de ser determinante a derrota e por muitos de Trump pelo que vos pedimos – divulguem junto das comunidades luso americanas! 

Justino, 

Se você assistiu às duas primeiras noites da Convenção Nacional Republicana, e sinto muito se o fez, provavelmente já viu orador após orador acusar Joe Biden e o Partido Democrata de serem SOCIALISTAS que, se eleitos, cumprirão a agenda de Bernie Sanders, Alexandria Ocasio-Cortez e Ilhan Omar.

Ah se tal fosse verdade …

Mas enquanto eles gritam “socialista” como um epíteto em seus vídeos e no palco, o que todos precisam saber é que Trump e o Partido Republicano AMAM o socialismo – um socialismo corporativo para os ricos e poderosos.

E vamos ser claros o seu tipo de socialismo resultou em mais renda e desigualdade de riqueza do que em qualquer momento desde os anos 1920, com três multimilionários agora possuindo mais riqueza do que a metade inferior de nossa nação. O seu socialismo permitiu, durante esta pandemia, que os muito, muito ricos se tornassem muito mais ricos, enquanto dezenas de milhões de trabalhadores perderam seus empregos, seus cuidados de saúde e enfrentaram o despejo.

Embora Trump denuncie o socialismo, nunca nos esqueçamos dos US $ 885 milhões em subsídios governamentais e incentivos fiscais que a família Trump recebeu por um império imobiliário construído sobre a discriminação racial.

Mas Trump não está sozinho.

O sumo sacerdote do capitalismo irrestrito, Diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump, Larry Kudlow, falou em um vídeo na noite passada.

E quem poderia esquecer quando Larry estava na televisão implorando pelo maior resgate federal da história dos Estados Unidos para seus amigos em Wall Street – cerca de US $ 700 bilhões do Tesouro e trilhões em apoio do Federal Reserve – após sua ganância, imprudência e comportamento ilegal criado o pior desastre financeiro desde a Grande Depressão.

Mas não são apenas Trump e Larry Kudlow.

Se você tem uma empresa de combustíveis fósseis, cujas emissões de carbono estão destruindo o planeta, recebe bilhões em subsídios do governo, incluindo incentivos fiscais especiais, isenção de royalties, financiamento para pesquisa e desenvolvimento e várias brechas fiscais.

Se é uma empresa farmacêutica, obtém enormes lucros com os direitos de patente de medicamentos desenvolvidos com pesquisas financiadas pelo contribuinte.

Se é um monopólio como a Amazon, de propriedade da pessoa mais rica da América, obtém centenas de milhões de dólares em incentivos econômicos dos contribuintes para construir depósitos e acaba pagando nenhum centavo em impostos federais sobre a renda.

Se é a família Walton, a família mais rica da América, recebe subsídios governamentais massivos porque seus trabalhadores de baixo rendimento são forçados a contar com cupons de alimentação, Medicaid e moradia pública para sobreviver – tudo pago pelos contribuintes.

Isso é o que o Dr. Martin Luther King Jr. quis dizer quando disse que “Este país tem socialismo para os ricos e individualismo brutal para os pobres”.

E essa é a diferença entre Donald Trump e nós.

Trump acredita no socialismo corporativo para os ricos e poderosos.

Nós acreditamos  num socialismo democrático que trabalha para as famílias trabalhadoras deste país. 

Acreditamos que no país mais rico da história do mundo, os direitos econômicos são direitos humanos.

Portanto, é natural, os progressistas e até mesmo os democratas moderados enfrentarão ataques de pessoas que tentam usar a palavra “socialismo” como calúnia.

Não há nada de novo nisso.

Como disse o presidente Harry Truman, “Socialismo é o epíteto que eles lançaram contra cada avanço que o povo fez nos últimos 20 anos … Socialismo é o que eles chamaram à Segurança Social … Socialismo é o nome que dão a quase tudo que ajuda todas as pessoas.”

Nosso trabalho neste momento é manter o foco.

Primeira prioridade: derrotar Donald Trump, o presidente mais perigoso da história americana moderna – e derrotá-lo bem forte.

Então, no primeiro dia do governo Biden, vamos mobilizar as famílias trabalhadoras deste país para exigir um governo que represente todos nós e não apenas alguns. 

Lutaremos para garantir que todo americano tenha o direito a um trabalho decente que pague um salário mínimo, a assistência médica, a uma educação completa, a uma moradia acessível, a um ambiente limpo e a uma aposentadoria segura – e sem mais incentivos fiscais para bilionários e grandes corporações.

O um por cento neste país pode ter enorme riqueza e poder, e eles usarão isso para tentar impedir nossa agenda. Mas eles são apenas um por cento. E se os 99 por cento neste país ficarem unidos, derrotarão Trump lutando pelos valores que compartilhamos, podemos transformar este país.

Solidário, 

Bernie Sanders

Joan Baez Live @ Woodstock 1969 Joe Hill.mpg

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.