Home Medio Oriente Porto de Beirute ficou com cratera com 43 metros de profundidade

Porto de Beirute ficou com cratera com 43 metros de profundidade

por Joffre Justino


Porto de Beirute ficou com cratera com 43 metros de profundidade

No local estavam 2750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas durante seis anos

A explosão no porto de Beirute criou uma cratera com 43 metros de profundidade, segundo a segurança libanesa, citando avaliações feitas por especialistas franceses em pirotecnia enviados para o local.

A explosão de terça-feira, que provocou mais de 150 mortos, seis mil feridos e dezenas de desaparecidos, aconteceu num armazém onde, segundo o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, estavam 2750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas e a França ofereceu apoio logístico ao Líbano, incluindo para a investigação à explosão, e enviou forças de segurança, equipas de busca e ajuda médica.

O American Institute of Geophysics (USGS), com sede na Virgínia, revelou ter registado a explosão como um terramoto 3,3 na escala Richter.

No sábado, milhares de cidadãos manifestaram-se  em protesto 

com a classe política, acusada de corrupção, incompetência e negligência após a explosão, e avançaram do  centro de Beirute até aos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Energia sendo retirados pelo exército enquanto muitos manifestantes gritaram “vingança, vingança, até à queda do regime”.

A Cruz Vermelha libanesa informou que 130 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre a polícia e os manifestantes, 28 das quais tiveram de ser transportadas para o hospital.

Hoje, realiza-se uma videoconferência de doadores para o Líbano, coorganizada pelas Nações Unidas e pela França.

Ainda no final da tarde de sábado, num discurso difundido pela televisão, o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, afirmou que “apenas eleições antecipadas podem permitir uma saída da crise estrutural” e apelou “a todas as partes políticas que se entendam”. 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.