Tanto o Podemos em coligação de governo das Espanhas com o PSOE, como a ERC e o presidente catalão Quim Torra exigem o fim da monarquia perante a fuga à justiça do país do rei emérito Juan Carlos,
O escândalo que seguiu ao anuncio de “salida” ( na verdade escandalosa fuga à justiça) do exmonarca, em conluio com o dito rei Felipe VI, continua a gerar reações com as dos principais atores da política do Estado centralista espanhol.
La huida al extranjero de Juan Carlos de Borbón es una actitud indigna de un ex Jefe del Estado y deja a la monarquía en una posición muy comprometida. Por respeto a la ciudadanía y a la democracia española, Juan Carlos I debería responder por sus actos en España y ante su pueblo
[VÍDEO] @gabrielrufian sobre la monarquia
: “Creo que les va a salir mal
esta operación de intentar desvincular la manzana
podrida del cesto”
Enquanto isso, o partido da coligação Podemos descreveu também a saída do emérito como “fuga” e está disposto a investigar a Coroa, bem como, exigiu a abdicação de Felipe VI como o fim da Monarquia e o estabelecimento de “uma república solidária e plurinacional”.
A atual tempestade política resultou de novas revelações, segundo as quais Juan Carlos de Borbón havia recebido “comissões ilegais” pela adjudicação à Espanha da construção de um trem rápido na Arábia Saudita.
Da mesma forma, o ex-rei espanhol é acusado de ter contas em paraísos fiscais, algo que ele tentou minorar falando de “certos eventos passados” de sua “vida privada” e que agora estão a ser investigados pela justiça suíça…. e o PSOE cala a Republicana voz!… e o PP/Vox a voz anti corrupção!