Home Dossiers A teoria da conspiração não é treta no caso BES/Novo Banco?

A teoria da conspiração não é treta no caso BES/Novo Banco?

por Joffre Justino

Comecemos com a leitura de uma notícia do Público que se lança no negócio da compra de 5552 ‘edifícios BES’ a partir de uma tertúlia, a do Parlatório também restaurante.

Ora essa nota despertou-nos  curiosidade pois a minha irmã, pintora, e o meu cunhado, crítico de arte eram fundadores da dita, como eram ( e é o meu cunhado) de várias outras, e por ele vimos como João Barata da Solva Barão não fica bem em muitas fotografias…

Mas a base da teoria da conspiração e começamos com uma noticia do Sol de 27 de março de 2019 que nos diz “Ricardo Salgado viajou na última segunda-feira para Genebra, na Suíça, na companhia da esposa, Maria João Salgado”, enfim o mais clássico dos paraísos ficais  e outra ainda da TVI de 16.04.2016 “Papéis do Panamá: Salgado escondeu contas offshore nas Ilhas Caimão e no Panamá” 

O muito mas mesmo muito estranho é Ricardo Salgado tido agora como lider de associação criminosa poder passear-se à Suiça em 2019( lembremos que Socrates esteve preso por 11 meses) e vir a saber-se de contas suas nas ilhas Caimão !

E sucede que  a 08.11.2017 o acima referido Barão e sua esposa registam cinco (5) sociedades imobiliárias, todas de uma só vez, sendo que quase um ano depois a 08.10.2018 um fundo das Caimão o AIO VI Sarl ordena que a sua filial no Luxemburgo adquira as tais cinco (5) imobiliárias de Barão e esposa !

Ora dois dias depois consuma-se o negocio de 5552 edifícios e 8719 fraçoes às tais cinco (5) imobiliarias!

Nada confirma, nada mas um presença na Suiça e a existência de capitais nas Caimão do dono do banco, papá do Novo Banco levanta todas as orelhas de todos os influenciados pelas teorias da conspiração!

Mas claro estamos somente perante informação desconexa ( será?) que pode ter acontecido por mero acaso até na criação das cinco (5) imobiliarias!

Lembram-se daquele jovem vereador do BE visivelmente enganado por uma imobiliária que tanto escândalo deu? 

Pois agora perguntamos como vai morrer esta negociata de luxo? Num dos chamados ‘buracos negros’ do universo? 

E tudo porque qualquer investigação se arrisca a cair num dos ditos “donos disto tudo”, salgado ou nem tanto? 

Por ora sabemos que o Bd Portugal e o Fundo de Resolução entendem que o negocio imobiliário do Novo Banco com a AIO é legal e normal,  o que dados os preços aplicados e o ser feito na verdade com dinheiros parte que sejam do Fundo de Resolução via um empréstimo, (tão igual aos negócios da sra Isabel dos Santos, filha do antigo ditador de Angola…!) leva-nos a questionar – quem está por detrás da AIO? Salgado? Isabel dos Santos? Um qualquer outro da elite caluanda com dinheiros usurpados em Angola!? 

É pouco o que sabemos, são demasiadas as questões que ficam no ar, tão ao gosto das teorias da conspiração e dos seguidores até porque parece estar a chegar um novo ciclo deste ‘banco da borboleta’ – o da nova nacionalização! 

Lá para 2021…!

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.