Home Ambiente Almaraz para quando o fim deste caso de alto risco de acidente nuclear ?

Almaraz para quando o fim deste caso de alto risco de acidente nuclear ?

por Joffre Justino

O Observatório Ibérico de Energia avisa que está a aumentar o risco de um acidente na central nuclear de Almaraz, em Cáceres, e que se situa a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

À TSF, o coordenador do Observatório Ibérico de Energia, António Eloy, está preocupado com a renovação da licença de exploração para os Grupos I e II da central nuclear espanhola, a última antes do início do encerramento pois com o tempo quanto mais antigos são os equipamentos, mais o risco de “acidente grave” aumenta.

António Eloy  pede pois explicações por parte do ministro do Ambiente e, sobretudo, e uma atitude mais firme face a esta central nuclear 

António Eloy considera que Governo português devia “pressionar o Estado espanhol no sentido de apressar o encerramento destas centrais” e “exigir permanentemente informação sobre o que se passa.

No caso do Grupo I de Almaraz, a licença de exploração foi prorrogada até 1 de novembro de 2027, e no caso do Grupo II até 31 de outubro de 2028.

A renovação das licenças de Almaraz foi pedida pela entidade que atualmente explora a instalação, designadamente Iberdrola, Endesa e Naturgy.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.