Home Ambiente Um mamifero em extinção a vaquinha do mar

Um mamifero em extinção a vaquinha do mar

por Editor

Vaquinha do mar é o menor mamífero marinho do mundo, uma espécie rara de boto sob perigo de desaparecer desde 1996 mas graças ao nascimento de três vaquinhas no ano passado, no habitat no Alto Golfo da Califórnia existem agora 10 mamíferos

O dia 18 de julho foi marcado o Dia Internacional da Vaquinha pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente que lançou um apelo para a proteção da “vaquinha do mar”, 

Ameaçada de extinção, ela é considerada o menor mamífero marinho do mundo e tem seu habitat natural no Golfo da Califórnia, no México.

A Comissão Baleeira Internacional informou que no fim do ano passado, três vaquinhas nasceram no local elevando a população para 10 mamíferos.

O governo mexicano também criou o Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquinha e proíbe a pesca noturna, exigindo  que os barcos que operam na zona protegida sejam monitorados. 

As vaquinhas do mar começaram a sofrer há algumas décadas, risco de extinção por causa da pesca da totoaba, um peixe muito procurado no mercado chinês, e que teria também atribuições medicinais e nasceu então o perigo por elas viverem no mesmo habitat, e começaram a ser capturadas pela rede dos pescadores de totoaba e involuntariamente, elas morriam asfixiadas.

A espécie foi identificada em 1958. Em 1997, um ano após ser declarada sob risco de extinção, havia 600 mamíferos, vivendo uma redução de 92% 

O PNUMA apelou a que todos  se esforcem  para preservar a espécie e evitar sua extinção com medidas estritas por parte das autoridades e dos setores envolvidos na pesca e captura na Golfo.

E para  evitar o perigo de desaparecimento das vaquinhas marinhas, as autoridades mexicanas proibiram o tipo de rede usada pelos pescadores e que prende os mamíferos, em 1992.

Entretanto  desde o ano passado, com o nascimento de mais três mamíferos, reacendeu a esperança de que os animais possam sobreviver e a conservação das vaquinhas será fundamental para salvar a espécie, listada entre 100 animais “distintos por evolução e em perigo globalmente”, parte da campanha “Feroz pela Vida”, do PNUMA que tem como embaixadora a ex-modelo Gisele Bündchen.

A responsável do Pnuma no México, Dolores Barrientos, disse que segue  o progresso de conservação que realmente depende da aplicação da pesca não-predatória na área sendo que as ações de proteção da vaquinha marinha e sua conservação são parte da Iniciativa de Sustentabilidade para o Norte do Golfo da Califórnia. 

A preocupação do PNUMA está na insuficiências de medidas para conter a pesca predatória e proteger este mamífero a vaquinha do mar 

https://www.shutterstock.com/video/clip-1007904856-wild-dugong-sea-cow-come-surface-dive

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.