Home Cultura Cresce a presença portuguesa na UNESCO

Cresce a presença portuguesa na UNESCO

por Joffre Justino

A UNESCO vê crescer no seu seio a representação  lusa com a eleição do Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Ferreira Leão para o Comité de Aconselhamento da UNESCO para a Ciência Aberta, em representação da Europa Ocidental e da América do Norte. 

Entre inúmeras candidaturas e propostas, Delfim Ferreira Leão foi escolhido pela Diretora-Geral da UNESCO proposto pelo Embaixador de Portugal na UNESCO, Professor António Sampaio da Nóvoa, em articulação com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

De 16 a 17 de julho  decorrerá o primeiro encontro deste Comité de Aconselhamento, através de uma conferência virtual, que tratará entre outros temas, os desafios, oportunidades e melhores práticas, assim como as prioridades da UNESCO para as recomendações da Ciência Aberta. 

A Ciência Aberta, que pressupõe a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, permite a partilha de conhecimento entre a comunidade científica, as empresas e a sociedade, possibilitando aumentar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.