Home Venezuela Eleições parlamentares na Venezuela

Eleições parlamentares na Venezuela

por Nardia M

O Conselho Nacional Eleitoral, CNE, da Venezuela marcou para 6 de dezembro a data das eleições para a Assembleia Nacional, única instituição do país controlada pela oposição e onde Guaidó permanece apesar de ter tido constitucionalmente só 30 dias para convocar novas eleições o que nunca cumpriu. 

Indira Alfonzo, a presidente do CNE, informou que a convocatória do ato eleitoral foi aprovada por unanimidade pelos membros do conselho.   

Assim as candidaturas poderão ser apresentadas entre 10 e 19 de agosto, e a Assembleia Nacional terá seu número de assentos ampliado de 167 para 277.   

A Assembleia Nacional guaidoista tem um caráter meramente simbólico, pois nem cumpriu os prazos constitucionais para novo ato eleitoral e ainda porque teve suas funções substituidad pela Assembleia Constituinte eleita pelo chavismo em 2017. 

A oposição já anunciou um boicote a estas eleições e acusa Maduro de convocar uma eleição sem garantir condições mínimas de transparência, enquanto o presidente afirma que “não há desculpas” para não participar da disputa.

[Álbum] Ali Primera – Lo Primero de Ali Primera (1973)

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.