Home Opinião Bolsonaro quer ser associado a obras e programas sociais

Bolsonaro quer ser associado a obras e programas sociais

por Silvio Reis

O presidente Bolsonaro encerra o mês de junho com a imagem desgastada. Em 30.06, o Tribunal Superior Eleitoral retoma o julgamento que pode cassar a chapa Bolsonaro-Mourão. Três ações acusam o presidente e o vice de se  beneficiarem de mensagens falsas enviadas via WhatsApp, na eleição de 2018.

No último dia do mês, o presidente decide se vai indicar um novo ministro da Educação e desistir do militar Carlos Alberto Decotelli, que não fez doutorado na Argentina nem pós-doutorado na Alemanha, conforme constava no currículo. Parte da tese de mestrado foi acusada de plágio.

O governo quer começar o mês de julho com boas notícias. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, vai anunciar na quinta-feira, 02.07, a divulgação de 30 obras que serão inauguradas até o fim deste ano. São trabalhos pendentes de governos anteriores, como conclusão de rodovias, pavimentação de estradas, restauração de pontes. Algumas obras são iniciativas da atual administração.

A nova popularidade buscada pelo presidente começou em 26.06, quando foi inaugurado um trecho da transposição do Rio São Francisco no Ceará. É uma obra iniciada no governo petista, que tinha previsão de ser concluída por Dilma Rousseff  em 2017. O impeachment da presidente impediu a conclusão. Michel Temer aproveitou esse grande marketing para inaugurar um trecho. Bolsonaro fez o mesmo. Até agora, 94% da obra já foi concluída.

Bolsonaro dá demonstrações de que o governo petista fez grandes acertos sociais. O programa social Bolsa Família será mantido pelo governo, mas terá outro nome: Renda Brasil. A extensão do auxílio emergência faz parte desta estratégia. Faltou o Mais Médico cubano na pandemia. Os números de contaminados e mortes poderiam ser menores.

Outros dois ministros, que preservaram a imagem pública, poderão contribuir para aumentar a popularidade do presidente. Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Tereza Cristina, da Agricultura, vão divulgar projetos no início de julho.

Imagem destaque: Bolsonaro inaugurou trecho do São Francisco no Ceará. Foto: Isac Nóbrega / PR

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.