Home Internacional Mandato de captura sobre Trump

Mandato de captura sobre Trump

por Joffre Justino

A Justiça iraniana emitiu um mandato de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e mais  36 pessoas envolvidas no bombardeio no Iraque que matou o general Qassem Soleimani, em 3 de janeiro de 2020.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral de Teerão, Ali Alqasi Mehr. De acordo com ele, “36 indivíduos envolvidos ou que ordenaram o assassinato de Qassem, incluindo políticos e militares dos EUA e de outros governos, foram identificados, e oficiais judiciários emitiram mandados de prisão contra eles”. A informação é da agência iraniana Fars.

O procurador disse ainda que o Irão pediu ajuda à Interpol. Segundo ele, as acusações são de assassinato e terrorismo, sendo que Trump está “no topo da lista” e será processado “assim que deixar a Presidência”

O mandato sobre  o presidente dos EUA Donald Trump, surge como consequência do ataque que matou o general Soleimani e outras pessoas em janeiro. 

O governo iraniano acionou a Interpol para ajudar a cumprir a ordem judicial, conforme aponta  a a TV Al Jazeera e a agência iraniana Fars. 

Recordamos o ataque feito com drones pelo governo Trump próximo ao aeroporto internacional de Bagdá, no Iraque, que matou Qassem Soleimani, uma das principais personalidades militares do Irã. 

Segundo o promotor iraniano Ali Alqasimehr, a acusação é de “assassinato e terrorismo”. 

“36 indivíduos envolvidos ou que ordenaram o assassinato de Qassem, incluindo políticos e militares dos EUA e de outros governos, foram identificados, e oficiais judiciários emitiram mandados de prisão contra eles”, aponta Alqasimehr à agência iraniana Fars.

A globalização das instituições internacionais a pôr em causa a liberdade de Trump? 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.