Home Opinião Novo ministro de Bolsonaro tem títulos universitários “bíblicos”

Novo ministro de Bolsonaro tem títulos universitários “bíblicos”

por Silvio Reis

A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves,  apresentou a melhor justificativa quando foi divulgado que seu currículo acadêmico era falso.  Sem diploma universitário, Damares se apresentou como Mestre em Educação e Direito. Ao ser desmentida, alegou que o título era bíblico.

O Intercept Brasil revelou que era falso o diploma de Mestre em Direito Público do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Universidade de Yale, Estados Unidos.

O mais recente diploma bíblico no governo Bolsonaro é o do ministro da Educação, Carlos Decotelli , que assumiu o cargo em 26.06.

No Twitter, o presidente Bolsonaro o apresentou com vários títulos: “Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.”

O economista e professor do Insper, Thomas Conti, informou no Twitter que 10% da dissertação de Mestrado de Decotelli é plágio. Foram reproduzidos trechos de vários relatórios da Comissão de Valores Mobiliários.

O reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, afirmou que Decotelli não concluiu o doutorado de Administração. Participou do curso, mas a sua tese “Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja” foi reprovada.

Em resposta, o Ministério da Educação (MEC) continua afirmando que o novo ministro da Educação concluiu, em fevereiro de 2009, todos os créditos de doutorado na Argentina.

Se o doutorado não foi oficialmente cumprido, Decotelli não teria como fazer pós-doutorado na Alemanha. No site da Universidade de Wuppertal apenas consta uma informação de 2015, sobre a realização de um curso de três meses na instituição. O currículo do ministro divulga um pós-doutorado entre 2015-2017.

Imagem destaque: presidente Bolsonaro e o novo ministro Carlos Decotelli

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.