Home Opinião Entre a Estátua de Albert Pike em Washington, DC, derrubada e queimada por manifestantes, Baden Powell, Abraham Lincoln e Karl Marx

Entre a Estátua de Albert Pike em Washington, DC, derrubada e queimada por manifestantes, Baden Powell, Abraham Lincoln e Karl Marx

por Joffre Justino

“No interior dos arcos 

menores, encimados 

por interessantes alegorias 

à marinha, à infantaria e a 

outras guarnições, constam 

gravados inúmeros nomes 

de importantes oficiais 

franceses, assim como 

diversas localidades nas 

quais se travaram decisivas 

batalhas no âmbito do 

expansionismo francês 

-Toulouse, Lille, Luxemburgo,

Dussrldorf,Maastricht,Náooles,

Madrid, Porto, Foz do rio Douro,

e Cairo, por exemplo.”

( in wikipedia)

Arco do Triunfo o monumento que justifica a frase acima localizado em Paris foi construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte ( ele também maçon) e que ordenou a sua construção em 1806, tendo sido inaugurado  em 1836 tendo nele gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais correspondentes à logica de expansão imperialista francesa.

Mais uns tempinhos e a continuar o despautério anti histórico baseado num novo estilo de revisionismo histórico, mais centrado na tese do ‘bom selvagem’ de JJ Rousseau, e veremos surgirem “UE fora” apelos à destruição deste monumento característico da arte imperial napoleónica 

Por ora este revisionismo historico está relatado na Fox5 TV, Washington, DC, que na noite de sexta-feira disse que a estátua de bronze de Albert Pike na Judiciary Square foi derrubada e queimada

Mas como sabemos também o busto de Baden Powell  em pedra calcária e de arte contemporânea, da autoria do escultor Armando Martinez na rotunda de Coimbra  foi decepado, como noticiou o núcleo regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que repudiou aquela vandalização.

O WJLA relatou ainda que tal como as esculturas confederadas que estão sob pressão  para serem destruídas também a a estatua dd Abraham Lincoln no Park Square em Boston está sob a ira local do movimento antiracista por mostrar um Lincoln de pé com um escravo negro a libertar-se em joelhos pois como sabemos foi  Abraham Lincoln que liderou a Guerra Civil que teve como razão o pôr fim à escravatura nos EUA !

Entretanto um tal Tory Bullock lançou uma petição online para remover a acima referida remoção da estátua de Lincoln, petição que já teve 10 000 assinaturas! 

A argumentação de Tory é a que segue, “Observei desde miúdo este homem de joelhos … é suposto representar a liberdade mas na verdade representa-nos debaixo de alguém. Sempre me perguntei se ele é livre porque é que ainda está de joelhos?”

Curiosamente estamos a lidar com 3 maçons um deles que liderou a guerra civil anti esclavagista, Lincoln, outro que lutou pelos Índios ( também maçon) mas que esteve em parte da guerra civil com os sulistas esclavagistas , George Pike, e outro que alegadamente mas não absolutamente confirmado maçon universalizou a relação entre jovens e estes e a Natureza!

George Pike teve entre 80 e 100 pessoas reunidas ao redor da estátua quando foi arrancada do pedestal e derrubada ao chão a sua estátua e logo que no chão, as pessoas terão tentado atear fogo na estátua.

albert_pike_statue_removal.jpg

No caso de Pike as reportagens caracterizam  a sua escultura como um “monumento confederado”, e a sua estátua não foi erguida por grupos de veteranos pró-confederados ou por supostos membros da Ku Klux Klan, pois ela antecedeu o ressurgimento da KKK em 1920 por muitos anos.

A escultura de bronze de 11 pés de altura do artista italiano Gaetano Trentanove foi erguida em 1901 e doada à cidade pela Jurisdição maçónica do Sul do Rito Escocês, Scottish Rite Southern Jurisdiction, para comemorar o seu centésimo aniversário e a sua localização marcou a antiga sede da AASR nos primeiros 90 anos.

Existem oito inscrições nos cantos da sua base de granito: autor, poeta, erudito, soldado, filantropo, filósofo, jurista e orador e à frente uma frase em latim, Vixit Laborum Ejus Super Stites Sunt Fructus. (“Ele viveu. Os frutos do seu trabalho vivem depois dele.”) 

Os detractores alegam que Pike serviu durante cinco meses o Exército Confederado antes de renunciar e em conflito mas sendo na verdade a única estátua de um ex-soldado confederado no distrito, também é que a mesma NÃO o representava como um soldado confederado mas como Maçon e o estandarte na mão da figura não é uma bandeira ou símbolo confederado, mas um simbolo do Rito Escocês com a águia de duas cabeças. 

pike_statue_004_30t5hgt.jpg
pike_statue_005_3iu65t.jpg

A estátua foi originalmente comprada e paga pelo Rito Escocês, mas foi entregue ao Serviço Nacional de Parques logo após ser erguida e caber-lhes-á decidir o destino do que resta, já que é propriedade federal em terras federais sendo garantido que ninguém será punido por destruir propriedades federais.

Pike era uma figura imponente; 1,8 m  de altura e 300 libras de peso com uma cabeleira que chegava aos ombros e uma longa barba. 

440px-Albert_Pike_CDV.jpg

Estabelecendo-se em Arkansas em 1833, Pike ensinada em uma escola e escreveu uma série de artigos para a Little Rock advogado Arkansas sob o pseudônimo de “Casca”. Os artigos eram populares o suficiente para que ele foi convidado a se juntar a equipe do jornal. 

Ligado ao jornalismo defendeu as teses do partido whig que como ideologia política centrava-se no protecionismoe na modernização e recebeu essa denominação em analogia aos Whigs britânicos, que se opuseram ao poder real durante a Restauração inglesa.

Pike especializou-se em reivindicações em nome dos nativos americanos, os índios,  contra o governo federal. Em 1852 ele representou Creek Nation perante o Supremo Tribunal em uma reivindicação em relação a terra tribal e em 1854 ele defendeu o Choctaw e Chickasaw , em prol de uma compensação atribuída mais tarde às tribos, e estas relações influenciaram a sua seu posição na Guerra Civil.

No início da guerra civil, Pike foi nomeado como enviado Confederado aos nativos americanos e negociou vários tratados , e o mais importante com o lider Cherokee  que depois mudou de ideias e deixou território indígena, mas o governo Cherokee posterior manteve a aliança.

Pike em conflito com os superiores fugiu para as colinas de Arkansas, e demitiu-se do Exército dos Estados Confederados mas foi longamente presos a 3 de novembro sob acusação de insubordinação e traição , e realizada brevemente em Warren, Texas . 

A renúncia foi aceita a 11 de novembro, e foi autorizado a voltar para o Arkansas.

image.aspx.jpg

E em Portugal, em Coimbra, como refere a Lusa, e o próprio Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do CNE defende face ao manchar a estatua de Baden Powell que “Os atos de manifestação não se realizam com vandalismo. Qualquer tipo de manifestação tem que ser ordeira, sob pena de perder toda a credibilidade”, em um comunicado do Corpo Nacional de Escutas, assinado pelo chefe de núcleo, Frederico Marques dos Santos que acentua, “Uma sociedade civilizada não se coaduna com este tipo de práticas. Não vivemos numa anarquia. Não temos a capacidade nem o direito de ‘apagar’ o passado. Mas, somos todos responsáveis por ‘escrever’ o presente”.

Já na página internet da Direção-Regional de Cultura do Centro, ficamos a saber que o busto de Robert Baden-Powell, fundador mundial do escutismo, foi inaugurado em julho de 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, Junta de freguesia de Santa Clara e Agrupamento 162 do CNE.

 Vamos agora trabalhar esta personalidade da II globalização onde predominam os poderes imperiais e as instituições de raiz britânicas como o escotismo e a maçonaria ( da qual Baden Powell tudo o indica mas sem confirmação fazia parte ).

E claro que questionamos como  é possivel um escoteiro ser nazi sobretudo se como tudo o indica era maçon?

Mas temos como ponto de partida que o ser humano é um personagem complexo entre valores e esquecimentos entregas e cedências tolerâncias e autoritarismos 

 
E no que respeita a Baden-Powell,  em 1887, ele participou da campanha contra os Zulus na África do Sul e por tal chegou a Major en 1889, e em Abril de 1896 dirigiu uma expedicão contra os matabele na então Rodésia por consequência do peso do colonialista britânico Rhodes que esteve alias na retaguarda da destruição do famoso luso Mapa Côr de Rosa onde Portugal mostrou mais barriga que peito 

Massacrados 300 colonos britânicos, o coronel cercou o chefe dos guerreiros matabele chamado Uwini com mais de 350 soldados e apesar das autoridades civis terem pedido que ele fosse entregue para ser preso, Baden Powell, recusou e mandou-o executar com o argumento de que ameaçava os britânicos.

Também presente na guerra dos Boers e durante 217 dias (a partir de 13 de outubro de 1899) Baden Powel defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.

Mas se o passado militar de Baden Powell e nas suas posteriores relações com os nazis a verdade é que a sua relação com o escotismo traz-lhe a outra face a que o fará mundialmente famoso e nos primeiros meses de 1908, lança em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o “Escutismo para Rapazes” sem ainda prever que este livro iria lançar um movimento que afectaria a juventude do mundo inteiro.

Depois surge a consagração em 1920 quando escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial e na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto Baden Powell foi proclamado “Escoteiro-Chefe-Mundial” sob os aplausos da multidão de rapazes.

E é nesse contexto que se refere que os escoteiros nascem via a maçonaria, porque Baden Powell eram maçon. Sonhou, e quis fazer nascer a convivência entre os filhos de duques e filhos de empregados sendo que a Igreja antes de se apoderar do escotismo se opôs a ele.

No século XX, os maçons apoiaram importantes organizações esportivas, pacifistas ou vocacionadas a internacionalizar os países e o mundo inteiro sob a bandeira da paz. 

Supõe-se que foi o duque de Connaught quem iniciou Baden Powell nos mistérios da Irmandade maçônica, já que era Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra e grande amigo de Baden Powell e por ele terá sido iniciado em 1874 na Loja “Principe de Gales” no 259 

É muito significativo que a mesma pessoa, o duque de Connaught, foi Presidente dos escoteiros da Inglaterra nomeado por Baden Powell e ao mesmo tempo Grão Mestre dos Maçons desse país.

É óbvio que não convém aos interesses da Igreja Católica que Baden Powell seja maçon e é justamente esta Igreja que tem tentado monopolizar o escotismo em muitos países. 

Baden Powell num Congresso de Escotistas em Paris em 1922 disse: “O Movimento Escoteiro representa uma união mundial de socorro fraternal, uma associação universal de amizade que não tem fronteiras. Educados na compreensão e que as nações são irmãs, de que formam parte de uma grande família humana cujos membros devem ajudar-se e compreender-se mutuamente, os jovens cidadãos e cidadãs de todas as nações cessarão de olhar-se como rivais e não alimentarão mais que pensamentos de amizade e de estima mútuas” 

Entretanto o movimento de escoteiros esclarece que foi uma “vítima do regime nazista”, segundo disse o Bureau Mundial do Escotismo, BMS, em comunicado publicado em Genebra.

“Em janeiro de 1933, antes da tomada do poder pelo partido nazista, a Juventude Hitlerista havia manifestado sua hostilidade com relação ao escotismo, dizendo que só ela poderia representar a juventude alemã”, informou o BMS.

É certo que o fundador do movimento, o britânico Robert Baden Powell, foi convidado a reunir-se com Adolf Hitler para estabelecer relações entre a sua organização e as Juventudes Hitleristas.

Baden Powell encontrou-se em novembro de 1937, com Hartmann Lauterbacher, um alto dirigente do movimento juvenil nazista, em reunião organizada pelo então embaixador alemão em Londres, Joachim von Ribbentrop, que no ano seguinte se tornou ministro das Relações Exteriores de Hitler.

O fundador do movimento dos escoteiros depois deste encontro enviou uma carta ao embaixador no dia seguinte, refletindo a impressão que o encontro havia deixado.

“Estou agradecido com o tipo de conversação que tivemos e que me abriu os olhos para o sentimento de seu país com a Grã-Bretanha, que acho que corresponde exatamente ao sentimento que eu tenho pela Alemanha”, escreveu, segundo carta incluída nos documentos publicados pelos arquivos nacionais britânicos.

“Espero, sinceramente, que possamos expressá-los em um futuro próximo, através da juventude dos dois países”, acrescentou.

“O tom da carta foi cortês e diplomático”, comentou já a direção mundial da organização, destacando que as relações entre o escotismo e as Juventudes Hitleristas eram muito tensas.

“O plano de invasão da Grã-Bretanha pelos nazistas, preparado em 1940 pelo general SS Walter Schellenberg, previa a detenção de 2.800 cidadãos britânicos de relevância, entre eles o lorde Baden Powell e os principais dirigentes do Bureau Mundial do Escotismo”, lembrou o BMS.

Já Abraham Lincoln o 16.o PR dos EUA, eleito a 4 de março de 1865, liderou o seu país na que foi a mais brutal crise interna do mesmo a Guerra Civil Americana tendo preservado a unidade nacional e posto fim à escravatura.

Nascido de  uma família pobre na fronteira oeste, Lincoln foi autodidata, tornou-se advogado e lider do partido Whig, deputado estadual de Illinois anos 1830 e por um mandato membro da Câmara dos Representantes na década 1840.

Lincoln, era um moderado de um estado decisivo, garantiu a nomeação para a candidatura presidencial de 1860 pelo partido Republicano e com forte apoio no Norte foi eleito Presidente e a sua eleição fez com que sete estados esclavagistas do sul declarassem sua secessão da União e formassem os Estados Confederados da América.

No seu segundo discurso pós posse, ele explicou que “ambas as partes desprezavam a guerra, mas uma delas faria guerra ao invés de permitir a sobrevivência da nação e a outra aceitaria a guerra ao invés de deixar esta perecer, e veio a guerra.”

Quando o Norte optou com entusiasmo pela união nacional, após o ataque confederado no Forte Sumer a 12 de abril de 1861, Lincoln concentrou os esforços militares e políticos na guerra. 

Lincoln exerceu sua autoridade para suspender o habeas corpus para prender e deter sem julgamento e temporariamente milhares de separatistas suspeitos geriu  habilmente um conflito diplomático no final de 1861, evitando que o Reino Unido reconhecesse os Estados Confederados como nação independente. 

Para atingir a abolição da escravatura a assinatura da Proclamação da Emancipação em 1863, encorajou os estados escravocratas de fronteira a tornarem a escravatura ilegal e dando impulso ao Congresso para a aprovação da Décima Terceira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que finalmente pôs fim à escravatura em dezembro de 1865. 

Sob a liderança de Lincoln, a União criou um bloqueio naval que fechou o comércio com o Sul, assumiu o controle dos border states no início da guerra, ganhou o controle das comunicações com canhoneiras nos  sistemas fluviais do Sul e tentou repetidamente capturar a capital confederada, Richmond, na Virgínia até que finalmente Grant obteve êxito, em 1865.

Lincoln apoiou os War Democrats e conseguiu sua reeleição em 1864 como mostra a carta abaixo de Karl Marx 

Politicamente, Lincoln reagiu, colocando seus oponentes uns contra os outros e apelando para o povo americano com seu poder de oratória. O seu Discurso de Gettysburg, de 1863, tornou-se um dos discursos mais citados na história dos EUA e um ícone da demonstração dos princípios de nacionalismo de republicanismo de Igualdade Liberdade e Democracia 

Seis dias depois de o general Robert E Lee comandante das forças Confederadas, se render, Lincoln foi assassinado pelo ator e simpatizante confederado John Wilkes Booth

Ainda hoje é considerado como um dos maiores Presidentes dos EUA.

Morreu s 08 de junho de 1864 

Abraham juntou-se à Maçonaria em Cincinnati. Ele e Joseph casaram-se com Lucy e Rachel Seixas; filhas do primeiro rabino nascido em América Gersham Mendes Seixas  e Lucy morreu repentinamente em 1825, e Abraão mudou-se para Williamstown onde se casou com Louisa Bloco de uma família judaica americana pioneira 

Abraham organizou uma Loja Maçônica e acabou por ser eleito Mestre da loja em 1832 e durante esse tempo, ele e Louisa tiveram cinco filhos.

Organizou depois  a Grande Loja Maçônica de Illinois em 1840 e foi eleito Grão-Mestre. 

E para surpresa de alguns deixamo-vos a carta de Karl Marx que parabeniza Abraham Lincoln pela sua reeleição, uma da vária correspondência entre os dois,  

“Senhor, felicitamos o povo americano pela sua reeleição por uma larga maioria. Se a palavra de ordem reservada da sua primeira eleição foi resistência ao Poder dos Escravistas [Slave Power], o grito de guerra triunfante da sua reeleição é Morte à Escravatura.

Desde o começo da titânica contenda americana, os operários da Europa sentiram instintivamente que a bandeira das estrelas carregava o destino da sua classe. A luta por territórios que desencadeou a dura epopeia não foi para decidir se o solo virgem de regiões imensas seria desposado pelo trabalho do emigrante ou prostituído pelo passo do capataz de escravos?

Quando uma oligarquia de 300 000 proprietários de escravos ousou inscrever, pela primeira vez nos anais do mundo, “escravatura” na bandeira da Revolta Armada, quando nos precisos lugares onde há quase um século pela primeira vez tinha brotado a ideia de uma grande República Democrática, de onde saiu a primeira Declaração dos Direitos do Homem 2 e de onde foi dado o primeiro impulso para a revolução Europeia do século XVIII; quando, nesses precisos lugares, a contrarrevolução, com sistemática pertinácia, se gloriou de prescindir das “ideias vigentes ao tempo da formação da velha constituição” e sustentou que “a escravatura é uma instituição beneficente”, [que], na verdade, [é] a única solução para o grande problema da «relação do capital com o trabalho” e cinicamente proclamou a propriedade sobre o homem como “a pedra angular do novo edifício” — então, as classes operárias da Europa compreenderam imediatamente, mesmo antes da fanática tomada de partido das classes superiores pela fidalguia [gentry] Confederada ter dado o seu funesto aviso, que a rebelião dos proprietários de escravos havia de tocar a rebate para uma santa cruzada geral da propriedade contra o trabalho e que, para os homens de trabalho, [juntamente] com as suas esperanças para o futuro, mesmo as suas conquistas passadas estavam em causa nesse tremendo conflito do outro lado do Atlântico. Por conseguinte, suportaram pacientemente, por toda a parte, as privações que lhes eram impostas pela crise do algodão3, opuseram-se entusiasticamente à intervenção pró-escravatura — importuna exigência dos seus superiores — e, na maior parte das regiões da Europa, contribuíram com a sua quota de sangue para a boa causa.

Enquanto os operários, as verdadeiras forças [powers] políticas do Norte, permitiram que a escravatura corrompesse a sua própria república, enquanto perante o Negro — dominado e vendido sem o seu consentimento — se gabaram da elevada prerrogativa do trabalhador de pele branca de se vender a si próprio e de escolher o seu próprio amo, foram incapazes de atingir a verdadeira liberdade do trabalho ou de apoiar os seus irmãos Europeus na sua luta pela emancipação; mas esta barreira ao progresso foi varrida pelo mar vermelho da guerra civil4.

Os operários da Europa sentem-se seguros de que, assim como a Guerra da Independência Americana5 iniciou uma nova era de ascendência para a classe média, também a Guerra Americana Contra a Escravatura o fará para as classes operárias.

Consideram uma garantia da época que está para vir que tenha caído em sorte a Abraham Lincoln, filho honesto da classe operária, guiar o seu país na luta incomparável pela salvação de uma raça agrilhoada e pela reconstrução de um mundo social.

Karl Marx”

22 – 29 de novembro de 1864

USA: Protesters topple and burn statue of Confederate general Albert Pike  in DC

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.