Home Opinião Brasileiros vão pagar por água e esgoto privatizados

Brasileiros vão pagar por água e esgoto privatizados

por Silvio Reis

Na contramão da tendência mundial, o Senado brasileiro aprovou em 24.06 o novo Marco do Saneamento Básico, que favorece a privatização em serviços de água e saneamento.

Pelo sistema atual, 94% das cidades brasileiras são atendidas por estatais e 6% por empresas privadas. Este modelo deixa 34 milhões sem acesso à água tratada e 100 milhões sem esgoto coletado, conforme dados de 2018.

Historicamente, governos federais e estaduais não assumem este investimento essencial à saúde pública e ao meio ambiente. A justificativa é falta de dinheiro.

Depois que o projeto aprovado for sancionado pelo presidente Bolsonaro, estima-se que o país poderá receber até R$ 750 bilhões de investimentos (principalmente estrangeiro) nessa área. A meta, em 12 anos, é uma cobertura de 99% de água e 90% de esgoto em todo o país. Cidades pequenas, áreas rurais e localidades que não representam grande lucratividade, poderão ser prejudicadas.

A Coca-Cola é uma das multinacionais interessadas em controlar e vender água no Brasil. Por isso, o senador e empresário Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi o relator deste projeto de lei. Ele é proprietário de uma empresa que detém o engarrafamento e distribuição de produtos da Coca-Cola no Nordeste e parte do Centro-Oeste.

Um estudo do Instituto Transnacional, na Holanda, revela que 884 municípios de 35 países voltaram a reestatizar os serviços de saneamento básico, entre o ano 2000 e 2017. Tarifas altas e baixa qualidade nos serviços foram os principais motivos.

Já é previsível que essas mesmas deficiências aconteçam no Brasil, mas a prioridade do governo federal e da maioria dos políticos é abrir o país para investimentos estrangeiros.

Imagem destaque: votação virtual do novo marco no Senado. Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.