Home Opinião Bilionário que detém 17 marcas assume secretaria no ministério da Saúde no Brasil

Bilionário que detém 17 marcas assume secretaria no ministério da Saúde no Brasil

por Silvio Reis

Sem nenhuma experiência em administração pública e no setor da saúde, o empresário curitibano Carlos Martins vai assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), no ministério da Saúde.

A SCTIE define parceiros da iniciativa privada para fornecimento de medicamentos e insumos ao Sistema Único de Saúde. O SUS brasileiro representa um dos maiores mercados de medicamentos do mundo.

O convite para a Secretaria partiu do ministro interino da Saúde, o militar Eduardo Pazuello, que “trabalhou” com Carlos Martins em Rondônia, na “Operação Acolhida”, criada para ajudar venezuelanos que vieram para o Brasil. No Norte do país, o empresário também foi missionário na igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Popularizado como Carlos Martins Wizard, (por ter fundado a rede de escolas de línguas Wizard), o bilionário administra 17 marcas, segundo  o site Meio & Mensagem. Com uma fortuna avaliada em R$ 2,4 bilhões pela Forbes, em 2018, ele é proprietário do Grupo Sforza,  que detém a franquia brasileira da Pizza Hut, KFC e Mundo Verde.

Na área esportiva, adquiriu as marcas Rainha e Topper. É sócio do ex-jogador Ronaldo em uma academia. Utiliza o sobrenome Wizard, mesmo depois de ter criado uma rede concorrente de escolas de línguas,a Wise Up.

Antes de assumir a SCTIE, o ministério da Saúde cancelou todos os contratos do governo federal, com fornecedores internacionais, para compra de respiradores, no tratamento da covid. A intenção agora é investir na produção nacional do aparelho e criar o kit “cloroquina e hidroxicloroquina”.

Imagem destaque: Carlos Martins Wizard e o sócio Ronaldo, ex-jogador

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.