Home Opinião Covid-19, uma CPLP que se vai cuidando?

Covid-19, uma CPLP que se vai cuidando?

por Joffre Justino

Era nossa esperança encontrar mais informação sobre um cuidado comum na CPLP à volta do Covid-19 até porque nos cruzamos por demasiadas vezes no bom e no mau da vida.

Mas foi pouca a informação restando o saber que em Angola haja quem pense que o Covid-19 lá chegou via Portugal ainda que eu não nao enjeite a possibilidade de ter chegado a Angola via as relações RPChina com Angola sendo mais provável que o caminho do Covid-19 tenha passado por Portugal para Sao Tomé e Principe Cabo Verde e Guiné Bissau membros mas não nos casos do Brasil, de Moçambique e de Timor Leste mas enfim há que estudar o percurso covidiano.. 

Uma outra nota é a falta de informação credível para todos os PALOP e até para o Brasil pois cremos que a situação é ainda mais grave que a relatada abaixo até para esse nosso irmão gigante que é o Brasil, que já é o segundo pais mais infetado do Mundo a seguir aos EUA.

É possível que tenha havido troca de informações técnicas e científicas inter CPLP mas de tal nada se sabe… ( não mexe com as burocracias diplomáticas …) 

Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar é o lema que tem como objetivo inspirar o ciclo de Web.Seminars dedicados à reflexão sobre a COVID-19, com especial enfoque no impacto nos Sistemas de Saúde dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.

A iniciativa surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro de Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e conta com a participação de nomes de referência na área da medicina e investigação científica do espaço lusófono.

As sessões, abertas ao público para perguntas, dirigem-se a profissionais de saúde, cientistas, estudantes e todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está a mudar o mundo.

A iniciativa contempla uma 1.ª Série, de 6 webinars intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, a que se seguirá uma 2.ª Série sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19“.

4.º WebSeminar decorre a 29 de maio15h00, e será dedicado ao “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona”. A moderação vai estar a cargo das distintas personalidades:

  • Edgar Neves, Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe;
  • Elisa Gaspar, Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola;
  • Francisco Pavão, Membro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

O encontro online conta ainda com a presença dos ilustres oradores convidados:

  • Magda Robalo, Professora Adjunta da Griffith University;
  • Maria da Luz Lima, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde;
  • Eusébio Chaquisse, Chefe de Departamento de Cuidados de Saúde Primários do Ministério da Saúde de Moçambique.

Para participar e colocar as suas questões no webinar #4 “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona” deve proceder à sua INSCRIÇÃO ou assistir LIVE no Facebook da APAH ou do IHMT-NOVA.

Os restantes webinars já têm data e hora marcada, conheça o CALENDÁRIO:

  • 5 de junho [15:00] – Testes Diagnósticos e Serologia
  • 12 de junho [15:00] – Que opções terapêuticas?
programa_completo.png
2Brazil514,849+16,40929,314+480
29Portugal32,500+2971,410+14
106Guinea-Bissau1,25684
137Sao Tome and Principe483+412
143Cabo Verde435+144
154Mozambique254+102
176Angola844
190Timor-Leste24
0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.