Home Opinião A União Africana e o Covid-19

A União Africana e o Covid-19

por Nardia M

Hoje celebra-se o 53.º aniversário da criação da Organização para a Unidade Africana, agora União Africana e o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, acentuou  que África é o continente com menos casos e menos mortes face ao resto do mundo pois tem 1,5 % dos casos globais e 0,1 % das mortes globais, mas ressalvou que a capacidade de testagem ainda não está ao nível do resto do mundo pelo que os números “não dão o retrato completo” da pandemia no continente africano.

O diretor do Centro de Vacinação do Mali, Samba Sow, foi mais longe e afirmou que “a falta de testes pode estar a esconder uma epidemia silenciosa”, assinalando que os sistemas de saúde nos países africanos são “fracos e podem ser assoberbados”.

Vale recordar que 5 anos após o Primeiro Congresso, a 25 de Maio de 1963, os representantes de trinta países africanos reuniram-se em Adis Abeba, na Etiópia, tendo por anfitrião o Imperador Haile Selassie.

Na altura mais de dois terços do continente havia já obtido então a independência, sobretudo dos estados imperiais europeus e então o encontro fez nascero que se chamou a Organização da Unidade Africana fundada, com o objectivo inicial de incentivar a descolonização de AngolaMoçambiqueÁfrica do Sul e Rodésia do Sul

A entao OUA comprometeu-se a apoiar o trabalho realizado por combatentes pela independência foi estabelecido uma carta de princípios que procurou melhorar os padrões de vida entre os estados-membros. Selassie, exclamou: “Possa esta convenção da união durar mil anos.”

A carta foi assinada por todos os participantes no dia 26 de Maio, com a excepção de Marrocos.[3][4] Nessa reunião, O Dia da Liberdade de África foi renomeado Dia da Libertação de África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana. No entanto, a celebração, renomeada como Dia de África continuou a ser comemorada a 25 de Maio, por respeito à formação da OUA

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.