Home Brasil Imigrantes Brasileiros em Portugal abandonados pelo Brasil de Bolsonaro

Imigrantes Brasileiros em Portugal abandonados pelo Brasil de Bolsonaro

por Joana Forte

Partirão segundo o oficial de serviço do Comando Geral da PSP, 36 cidadãos entre imigrantes e turistas presentes em Portugal, amanhã, do aeroporto Humberto Delgado para o seu pais.

Viveram estas e estes cidadãos horas de angustia que o Estrategizando acompanhou e deixam aliás, acima de 200 mil brasileiros que em Portugal ganham o seu pão e apoiam as suas famílias no Brasil com as transferências que fazem lá chegar enquanto que por cá fazem a economia portuguesa crescer com o seu trabalho, tal como o fazem os sobrantes da crise de 2008, os 150 mil portugueses espalhadas mundo fora!

Hoje com o confinamento social os imigrantes ( e os nossos emigrantes) todos eles sofrem porque lhes falta dinheiro para o mês inteiro desempregados que estão!

O desespero, a desilusão perante a família, a fome que só não é mais grave porque são alvo de saudável solidariedade portuguesa daqueles que não esqueceram os bidonville de Paris ( e não só) acompanha estes milhares de cidadaos e cidadãs de quase todas as idades que se sentem abandonados pelo seu país, pelo sua embaixada, pelo seu consulado pagos também pelas poupanças por eles transferidas para o Brasil.

No momento ainda não estão todos os que partirão mas só passa a barreira da PSP quem tem bilhete de partida no avião que amanha sairá de Lisboa neste exasperante conta gotas que o consulado ao que parece gere sem contemplações como se inimigos fossem e não compatriotas

Segundo a fonte policial acima citada os policias presentes no aeroporto cumprem ordens formais que recusou que viessem de pressões do consulado mas…se não viessem não era natural que o consulado estivesse presente a apoiar os seus compatriotas que até às 22:30h de 22 de maio os ja presentes no aeroporto não tinham sequer comida para se alimentarem? A pedir à PSP que deixasse passar um pouco de alimento!?

Tememos no Estrategizando, que estes comportamentos criem afastamentos no seio de uma muito maltratada na cúpula CPLP, que nasceu por influencia do embaixador do Brasil em Portugal José Aparecido de Oliveira!

Oiça aqui alguns testemunhos…

Joffre Justino

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.