Home Opinião Ho Chi Minh, o Cidadão que derrotou os EUA

Ho Chi Minh, o Cidadão que derrotou os EUA

por Joffre Justino

Um aniversario para honrar a sua luta 

Falar do Vietnã hoje é lembrar um dos grandes feitos da história contemporânea pois da tenacidade, a confiança no líder e no ideal que o orientava e a luta que por décadas, dinamizou para se livrar das diferentes facetas da interferência imperialista de vários tipos marcaram gerações. 

Ho Chi Minh, era o seu nome de guerra, o amado e admirado tio Ho, fez a 19 de maio 130 anos desde seu nascimento.

Nascido como  Nguyễn Sinh Cung e foi em 1943, aos seus 53 anos quando assumiu o comando da luta contra as forças francesas que invadiam seu país, que adotou o nome de guerra de Ho Chi Minh, “aquele que ilumina”.

Tio Ho foi um lutador pelo ideal comunista e foi um organizador nato toda a sua vida com a sua primeira militância a ser em Paris para onde imigrara com sua família onde participou na fundação do PC francês em 1920.

Daí partiu para a China, onde reuniu um grupo de exilados para promover uma revolução anticolonial na Indochina e, em 1930, funda o PC da Indochina. 

O seu combate começou contra os franceses, que a meados do século XIX tinham ocupado o país, e encontraram uma resistência heróica que “uma vez e mil vezes nos fez recuar em nossas tentativas”, como disse um dos líderes militares da Paris. 

No entanto, o poder de fogo e a imensidão da intervenção militar facilitaram a colonização mas com  a Segunda Guerra Mundial, a França foi ocupada/ entregou-se ao poder nazi e o Vietnam tornou-se uma colônia japonesa. 

Nasceu então Vietminh, Frente da Independência do Vietnam que iniciou a guerra de guerrilha, que se reforçou a partir de 1945, quando o Exército Soviético e as forças Aliadas derrotaram o exército japonês e  geraram a seguir uma insurreição geral e o estabelecimento do poder popular em Hanói e em todo o país. 

Ho Chi Minh, o principal líder de todas as vitórias vietnamitas presidiu ao governo e a independência foi proclamada e a República Democrática do Vietnam foi criada, a primeira democracia popular no sudeste da Ásia

A 23 de setembro de 1945, o Corpo Expedicionário Francês abriu fogo em Saigão gerando desde aquele dia e durante nove anos o desenvolvimento de uma guerra de libertação nacional que terminou com a vitória do Vietnam em Dien Bien Phu numa envolvente de neutralidade vietnamita de neutralidade no conflito sino soviético.

O quarto e último capítulo dessa escalada de ataques imperialistas de diferentes sinais sofridos pelo Vietnam começou em 1959 e durou até 1975, havendo de permeio a retirada americana em 1973.

Centenas de milhares de fuzileiros navais procuraram  defender o governo fantoche do Vietnam do Sul e, como aconteceu com os franceses e japoneses, chocaram com o muro de resistência de um povo inteiro liderado pela Frente de Libertação do Vietnam e durante quinze longos anos de guerra desigual, em que os invasores usaram as mais sofisticadas armas de destruição em massa contra a população civil vietnamita, desenvolveu-se uma das páginas mais chocantes e emocionantes da história revolucionária mundial.

Morreram mais de cinco milhões de pessoas entre as quais 58.100 soldados dos EUA ao que se deve acrescentar a devastação generalizada de um território, de suas casas e infraestrutura, milhares de vezes bombardeados com cerca de 8 milhões de toneladas de cargas explosivas extremamente poderosas e também com napalm e o “Agente Laranja” que devastaram aldeias e seres humanos. 

O Vietnam venceu com a liderança revolucionária, do Presidente Ho Chi Minh – que faleceu tristemente em 1969 – e do General Vo Nguyen Giap que geraram um movimento dd guerra que envolvia todas as pessoas através da construção de um exército popular. 

O tio Ho não pôde ver a vitória mas foi retratado aos meninos e meninas sendo que o seu nome do grande criador da unidade de seu povo é ainda hoje uma bandeira e um exemplo para os revolucionários em todo o mundo. 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.