Home CPLP O Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa

por Joffre Justino

O Dia Mundial da Língua Portuguesa

 “A Língua Portuguesa é o nosso mundo, aberto e plural. É falada por mais de 280 milhões de pessoas, em vários continentes e com diferentes entoações. Uma língua que é tão rica quanto mais diversa, uma língua de todos”.

(Antonio Costa, 05052020)

Diz o primeiro-ministro num video que Lembra este Dia da Língua Portuguesa, e que apresenta esta nossa Comum Língua como “fruto dos Descobrimentos, foi uma língua que se mestiçou com outras línguas do mundo.

Mas é também uma língua para o futuro, servindo de instrumento privilegiado para a globalização dos nossos dias. É a 4.ª língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a 5.ª com maior número de utilizadores na internet e a língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais. 

E deverá continuar a crescer. Em 2050, espera-se que atinja os 380 milhões de falantes; no final do século, quase 500 milhões”, e sendo tanto, a Língua Portuguesa é infelizmente ainda bem menos do que poderia serpor continuar a ser uma Língua de Povos e Cidadãos que sendo dos mais espalhados no mundo têm uma liderança que se fecha nas várias fronteiras seguindo a Cultura dos Velhos do Restelo, dos que se opuseram à Expansão, dos que depois dela se aproveitaram nada desenvolvendo e dos que derrotados no 25 de abril destilam ódio entre os de expressão portuguesa…

Antonio Costa, defendeu hoje que a Língua Portuguesa tem ainda um “potencial económico vasto. Assume-se como um fator de competitividade, quer como língua de cultura e de conhecimento, quer como língua de política e de negócios, quer ainda como importante veículo na Internet e nas redes sociais”.

E aproxima a Europa da América, assim como a África da Ásia, servindo de ponte entre diferentes continentes e como espaço privilegiado de diálogo intercultural”, mas infelizmente esta visão é acompanhada por muito poucos pois há quem queira fazer da Língua portuguesa uma Língua divisão acompanhando os ultra direitistas à Trump por exemplo na Venezuela como acompanharam os corruptores à José Eduardo dos Santos em Angola e pouco ou nada fazem para incentivar os esforços democráticos do atual PR angolano João Lourenço

“Fernando Pessoa afirmou: ‘a minha Pátria é a Língua Portuguesa’. Mais do que isso”, diz António Costa, “a Língua Portuguesa é a pátria de muitas pátrias, porque é em Português que se entendem e cooperam os países que o têm como idioma oficial. Mas o português é mais do que uma língua oficial – é a língua em que cada povo pensa as suas raízes e define o seu rumo futuro”, sendo absolutamente verdade que sendo a Mãe de 7 Pátrias ainda não é verdade que seja a força unificadora das mesmas.

No decurso deste especial Dia, serão difundidas mensagens de várias personalidades sobre, a data que irá também ser assinalada com uma cerimónia e um concerto online.

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.