Home Cérebro e mente O Silêncio vale Ouro na Comunicação

O Silêncio vale Ouro na Comunicação

por Editor

Já lhe aconteceu estar perante pessoas que falam, falam, falam e nunca mais se calam?  E estar perante políticos que utilizam quase metade de um dicionário para transmitir uma simples ideia? E aqueles vendedores que falam tão rápido, tão rápido, que só de os ver, ficamos stressados?

Pois bem, são todas essas histórias do seu passado que me levam a partilhar algo que acredito servir-lhe em termos práticos no seu dia a dia,  

O silêncio é uma grande arma de comunicação! 

A forma como o utilizamos para criar momentos de disrupção, é a melhor estratégia para conquistar o cérebro e a mente do nosso interlocutor, pois está provado cientificamente, que o suspense cria a sensação do desconhecido, da ameaça que daí possa advir e como tal, o cérebro fica mais atento do que nunca.  

“Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas
palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio
neste mundo.”

Oscar Wilde

E é isso que se pretende numa comunicação, que alguém se sinta atraído pela história, pelo que ainda está para vir.

Por isso, é sempre bom, manter um padrão de comunicação com algumas pausas suficientemente longas (4/5 segundos) e utilizar isso como estratégia, como faz um ator quando em palco conta uma história para crianças.

E por falar em crianças, terminaria dizendo que, todos temos dentro de nós uma, que permanece conosco sempre, ao longo da vida. E é por isso que o silêncio vale ouro, porque em todos nós existe uma criança que quer ouvir histórias, de preferência com todos os ingredientes, incluindo o próprio silêncio que nos enriquece, estimula e nos envolve na narrativa.

“O silêncio está tão repleto de sabedoria e de
espírito em potência como o mármore não talhado
é rico em escultura.”

Aldous Huxley

HJ

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.