Home Artes Que Viva Cantinflas!

Que Viva Cantinflas!

por Joffre Justino

“La primera obligación de 

todo ser humano es ser feliz, 

la segunda es hacer feliz a 

los demás”. ( Cantinflas) 

Tanto como o Charlot também o Cantinflas fez a minha / nossa cabeça contra as injustiças culturais sociais e económicas e se o próprio Mario Moreno se assumiu influenciado por Charlie Chaplin mas na verdade num estilo muito próprio onde além da expressão corporal a verve era mesmo essencial para definir o Cantinflas bem ao contrario do Charlot todo expressão corporal e facial 

Cantinflas, dizem os mexicanos é uma lenda  que Morreu  à 27 años na Cidade  do México com a morte de Mario Moreno “Cantinflas”, com 50 películas protagonizadas bem presentes no  coração dos que viveram os seus filmes. latinoamericanos ou não ao ponto de segundo a  Real Academia Española (RAE), cantinflear significa “hablar de forma disparatada e incongruente y sin decir nada”.( … na verdade dizia tanto que se entranhava nas nossas almas) 

jvbPOTcs_bigger.jpg

teleSUR TV

@teleSURtv

#EfeméridesteleSUR | Nace el actor Mario Moreno Reyes, mejor conocido como #Cantinflas , pionero del cine en #México 

Bu1napOCAAE8iYb.jpg

Mario Fortino Alfonso Moreno Reyes, ou Mario Moreno ou mais ainda Cantinflas, nasceu a 11 de agosto de 1911 e morreu  a 20 de abril de 1993, há 27 anos.

Vindo de  familia humilde e com 11 irmãos  morreu a 20 de abril de 1993 com 82 anos em consequência de um  cancro de pulmão.

Iniciou a atividade de ator em 1940 com 29 anos com o filme  “Ahí está el detalle” e rápido se notabilizou

Segundo Carlos Monsiváis o nome artístico Cantinflas surgiu assim: “De acordo a uma quase lenda que ele subscreve Mario Moreno, esqueceu um seu monólogo original pelo que começou  a dizer o  que lhe veio  à cabeça e o que saiu  foi de uma  brilhante incoerência”.

então, alguém do  público sentiu-se afetado  sem sentido das frases e gritou: “Cuánto inflas” ou “en la cantina inflas” e foi a contração da frase que o Cantinflas… 

Muito respeitado  recebeu provas de tal  na América Latina e no mundo com a Organização de Estados Americanos, OEA, nomeou-o  embaixador da paz, foi  nomeado professor  honorário na  Venezuela  chefe  simbólico da polícia na Guatemala e dos Bombeiros de Bogotá.

Eis algumas frases mais famosas de sem ou quase sem nexo aparente de Cantinflas:

  • No que no, ¿chato?” 
  • “Usted no se despreocupe…” 
  • “El mundo deberí­a reí­rse más, pero después de haber comido” 
  • “Todas las ideas son respetables aunque sean ideítas o ideotas”. 
  •  “La primera obligación de todo ser humano es ser feliz, la segunda es hacer feliz a los demás”.

Alguns filmes 

O Profe  https://youtu.be/rhUhsrLLkJQ

“Sócrates García (Mario Moreno) é professor de escola primária. Seus metódos de ensino, misturando comédia e rigidez, fazem com que ele seja adorado pelos alunos, que carinhosamente o chamam de “Profe”. Por ser o único mestre solteiro, o diretor da escola o convida a trabalha em um colégio de zona rural, na cidade de Romeral. Animado com a nova tarefa, ele aceita, mas ao chegar lá descobre que o local é controlado por um senhorio vil que deseja que as crianças não sejam educadas, a fim de manter o seu poder no meio da ignorância.”

O Bombeiro Atómico https://youtu.be/UDPPDYLRNok

“Um bombeiro desajeitado recebe a visita de sua  afilhada, cuja mãe morreu recentemente na selva. Depois de ter trabalho em poucos incêndios, ele decide desligar-se e ser um policial, já que considera menos perigoso. Tudo vai bem até que um grupo de gangsters rapta sua protegida em busca de uma herança monetária.”

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.