Home Cérebro e mente Alinhamento Estratégico e Liderança

Alinhamento Estratégico e Liderança

por Editor

Observando atentamente o que se tem passado ao nível das nossas lideranças políticas tenho aprendido mais ainda sobre a importância do alinhamento estratégico nas organizações, o que vem reforçar pressupostos que já tinha interiorizado e outros que vou reaprendendo com este simples exercício diário.

Não deixa de ser curioso verificar que apesar de toda a frustração que os cidadãos têm sentido e manifestado ao longo dos anos com a classe política, hoje, estejam todos tão alinhados na resposta a uma crise que desde o início tem sido muito bem conduzida, através da Presidência da República e do Governo e com ajuda de todos os partidos políticos e classes dirigentes dos vários setores sócio-económicos.

Tudo isso só é possível porque existe uma clara visão política que ganha com os entendimentos que procura estabelecer com os vários parceiros sociais. A isto chamo de inteligência com visão, conhecer onde fica o “norte” para descobrir que rumo seguir.

O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho. “

Abraham Lincoln

Visão estratégica, equilíbrio emocional e capacidade de trabalho acabam por ser os elementos críticos que criam a necessária confiança e permite que todos estejamos alinhados, acreditando ser possível um desfecho menos negativo e com menos baixas.

Acredito que o facto das pessoas estarem confinadas a um espaço fechado as leve a refletir com maior acuidade e com outra perspicácia que não acontece numa situação normal com as vicissitudes e contingências de uma vida extremamente agitada.

Talvez por isso acredite ainda que, a sociedade no seu todo poderá estar a ganhar uma sensibilidade nova, uma nova forma de olhar o mundo, mais consciente e mais mais humana no melhor sentido do termo.

Claro que, haverão sempre algumas exceções à regra, mas isso faz parte da vida, até porque serão essas mesmas exceções a comprovar o que penso.

“You’ve got to think about big things while you’re doing small things so that all the small things go in the right direction.” 

Alvin Toffler

Quando existe uma liderança com alinhamento estratégico nas organizações, gera-se um sentimento de confiança nas equipas, o que contribui para um elevado sentido de responsabilidade e para uma consciência mais crítica e mais atuante.

Depois disso o resultado só pode ser a concretização das metas e dos objetivos estabelecidos com ganhos e vantagens para toda a equipa.

HJ

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.