Home Cérebro e mente A liderança tem um nome: RSO

A liderança tem um nome: RSO

por Editor

Diversos vaticínios vão sendo feitos por especialistas e responsáveis políticos e de organizações. A Comunicação social vai fazendo eco dessas diferentes sensibilidades que existem na sociedade e partilham isso mesmo através dos seus canais de comunicação. Os cidadãos e os profissionais observam atentamente e procuram sinais de consolo ou desassossego.

Sabemos todos que tudo é uma incógnita, que tudo vai depender da capacidade dos líderes políticos e mais altas instâncias financeiras de encontrarem uma solução possível para uma desfecho imprevisível para muitas organizações e sociedades.

Mas algo, pode ser feito por cada um de nós, por cada elemento da sua família, por cada responsável da sua organização, por cada líder da sua comunidade: assumir-se enquanto ser humano com valores nobres, dignos e altruístas.

“Be the compromise you want to see in the world. “

– Mahatma Gandhi

E isto significa o sermos capazes de dar um pouco mais do que temos dado, dar um pouco mais da nossa disponibilidade, dar um pouco mais do nosso tempo para refletir e agir de imediato. Cada um de nós enquanto ser humano, deve por uma questão de responsabilidade social, oferecer um pouco mais de si e dos seus recursos em prol da sociedade. De nada servirá termos tanto e não podermos usufruir do mesmo em liberdade e com a necessária saúde.

A vida é um instante que não passa disso mesmo, um instante. Quando damos conta, já se foi e com ela todos os sonhos desfeitos e muitas vezes não apenas sonhos mas também histórias de vida, histórias que poderiam ter sido escritas de outra forma, de forma a serem recordadas com o orgulho.

Lembro-me agora de situações únicas, de empresários em Portugal que disponibilizaram as suas unidades hoteleiras para receberem pacientes, médicos e outros profissionais que dão o seu contributo diário, com sangue suor e lágrimas. E lágrimas sim, como daquele médico que sem poder entrar em casa, comunicava com o filho bébé através de um porta de vidro para não correr o risco de infetar a família.

Chama-me a atenção uma notícia partilhada por uma amigo sobre um grupo português na área da Indústria da Engenharia da Construção Civil e Obras Públicas, com sede em Braga, que decidiu assumir o pagamento dos salários de todos os membros da Companhia de Teatro de Braga.

Lembro-me ainda dos motoristas de carga e de entregas, de polícias, médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, agricultores, trabalhadores fabris, técnicos e profissionais que recolhem o lixo, entre muitas outras categorias profissionais a quem peço desde já as minhas desculpas pelo meu lapso e que mereceriam estar aqui em destaque.

Vejo com nitidez vários outros exemplos, como o de uma padaria que disponibilizava um saco de pão para quem não tivesse como pagar. Estes são exemplos que não nos esqueceremos nunca, por mais tempo que passe, pois são estes os grande líderes, aqueles que se assumem em momentos de crise.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Acredito que muitos outros exemplos se seguirão, de homens e mulheres que se assumirão enquanto líderes das suas organizações e que dirão alto e bom som em defesa da Responsabilidade Social e em defesa dos seus Profissionais, Familiares e Concidadãos,

Estamos aqui, Estamos Juntos e Juntos Venceremos mais esta Batalha de Portugal para o Mundo!

Será este o maior exemplo de liderança que acredito poder vir a ser dados pelos verdadeiros líderes, cuja fibra se compara ao de grandes líderes que nos inspiram a fazer mais e melhor, sempre.

“Existiram gerações antes de nós que assumiram as suas responsabilidades.
O erguer da Pátria, o garante da nossa Independência, a gesta dos Descobrimentos, a recuperação do Terramoto, 1ª Guerra Mundial, Guerra de Ultramar, a Liberdade e tantos outros desafios.
Chegou agora a nossa vez.”

-João Pestana Dias (Grão Mestre da GLSP)

-João Pestana Dias (Grão Mestre da GLSP)

JR

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.