Home África Uma entrevista a Adolfo Maria

Uma entrevista a Adolfo Maria

por Joffre Justino

Adolfo Maria, nascido em Luanda, é um dos exemplos de como é dificil ser-se branco e de Esquerda em África. 

Ativo militante no combate pela Independência de Angola, iniciou-se na atividade cultural, desenvolveu-se na luta política  e armada, ainda muito jovem e na realidade até hoje não parou . 

Esteve preso em 1959 pela polícia política portuguesa, a PIDE, por atividades nacionalistas e de seguida partiu para o exílio, em 1962, tendo sido um dos fundadores do Centro de Estudos Angolanos, em Argel.

Em 1969 foi para a II Região político-militar do MPLA,e  dirigiu a Rádio Angola Combatente e em 1974, estava na Revolta Ativa uma das 3 tendência do MPLA.

Em consequência,  cinco meses após a independência, foi obrigado a esconder-se durante quase três anos para escapar à captura pela polícia política angolana, a DISA e em setembro de 1978, Adolfo Maria, fez saber que estava vivo tendo ficado preso cerca de três meses e sendo depois reencaminhado/expulso para Portugal, em janeiro de 1979, onde reencontrou o seu companheiro de luta Gentil Viana que estivera preso e fora torturado, sendo expulso de Angola em finais de 1978.

Por meados dos anos 80, residindo em Portugal participou com Gentil Viana e Mário Pinto de Andrade na formação de um Grupo de Reflexão que defendia o fim da guerra civil em Angola. Depois dos Acordos de Bicesse, voltou ao país, em 1991 e 1992, acompanhando Viana que foi apresentar o seu plano de convivência nacional.


Autor de vários livros e artigos em jornais, é uma referência das Esquerdas Angolanas para muitos e claro para o Estrategizando .

Nesta conversa Adolfo Maria está acompanhado por Eugénio Monteiro Ferreira, historiador, um dos mais profundos conhecedores da História de Angola que o Estrategizando conhece, também a Residir em Portugal.

Entrevista – Parte 1

Entrevista – Parte 2

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.