Home Opinião A ONU e a Guiné Bissau

A ONU e a Guiné Bissau

por Joffre Justino

Segundo a ONU News os desafios que levantam os resultados da eleição presidencial, a Guiné-Bissau deve ser elogiada por concluir a votação dentro do calendário exigido por lei conforme o que disse ao Conselho de Segurança a representante especial do secretário-geral da ONU no país, Rosine Sori-Coulibaly.

A representante lembrou que o processo legal sobre as eleições presidenciais ainda está em aberto e se concluída, será uma bela “transferência pacífica de poder a um chefe de Estado democraticamente eleito”.

image560x340cropped.jpg

O resultado das eleições presidenciais chegou aos tribunais após o Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, Paigc, contestar a vitória atribuída ao candidato adversário, Umaro Sissoco Embaló e este recurso enviado ao Supremo Tribunal de Justiça pede a anulação do pleito por questões de legalidade e credibilidade.

A Comissão Nacional de Eleições confirmou o resultado, mas a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, apelou que sejam verificados os dados nacionais da eleição para pôr fim esta crise pós-eleitoral.

A representante especial da ONU acentou a “profunda desconfiança” entre os políticos, as divisões no poder executivo e as mudanças nas alianças políticas no Parlamento pelo que para  ela, “a posse do futuro presidente provavelmente não trará estabilidade” à nação.

1__#$!@!#__image560x340cropped.jpg

Para Sori-Coulibaly, urge que a sociedade civil continue ativa na “defesa e monitoramento da implementação do Pacto de Estabilidade e do Acordo de Conacri” e elogiou a resiliência das instituições guineenses para resolver disputas políticas.

Para ela, existe uma urgência por reformas que incluem setores como a Constituição, a legislação eleitoral, os partidos políticos, as Forças de Defesa e Segurança e o poder judiciário.

2__#$!@!#__image560x340cropped.jpg
image300x180cropped.jpg
0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.