Home Opinião Brasil e EUA têm orçamentos alinhados para 2021

Brasil e EUA têm orçamentos alinhados para 2021

por Silvio Reis

O 8º Fórum Nacional dos Governadores, que aconteceu em 11.02, foi totalmente contrário à política do governo federal. No mesmo dia do Fórum, foram divulgadas propostas de Donald Trump para o orçamento norte-americano de 2021.

Para o próximo ano, Trump quer reduzir investimentos nas áreas sociais, como Educação e Saúde.  Bolsonaro segue a mesma cartilha. Um das reivindicações do 8º Fórum foi a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O governo federal participa com 10% desse recurso, que é repassado aos estados. 

Até agora, a União não confirmou a renovação do Fundeb. Por unanimidade, governadores querem transformar este Fundo em uma política pública permanente. Também reivindicam a ampliação orçamentária do governo federal, de 10 para 40%. A sugestão é que o dinheiro venha do pré-sal.

O ministro da Economia Paulo Guedes defende exatamente o contrário: a  desindexação de gastos em educação e saúde. O ministro da Educação compartilha dessa visão ao declarar: “O Brasil foi destruído por políticas populistas” (O Fundeb foi criado em 2007, no governo Lula). “Não dá pra criar um novo monstro como no passado”.

Trump também quer substituir políticas sociais de governos anteriores, como redução de  7,8% de verbas para a Educação e retirada de US$ 1 trilhão do programa assistencial de saúde Obamacare. Por outro lado, o muro na fronteira entre os EUA e México receberá adicionais de US$ 2 milhões. A política de armamentos receberá maior investimentos, igual no Brasil.

Imagem destaque: 8º Fórum de Governadores em Brasília. Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil.

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.