Home Opinião Para a OMS o coronavírus já é uma emergência de saúde pública internacional

Para a OMS o coronavírus já é uma emergência de saúde pública internacional

por Nardia M
image300x180cropped.jpg

30 janeiro 2020

O anuncio desta decisão foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, após reunião com especialistas em Genebra pois até esta quinta-feira já foram confirmados 7834 casos de contaminação, a maioria na China, onde surgiu a nova cepa do vírus e 170 pessoas morreram neste país e mais o coronavírus já foi notificado em 19 países.

Por tal a Organização Mundial da Saúde, OMS, decidiu declarar uma nova cepa do coronavírus, uma emergência internacional de saúde pública com a decisão a acontecer  depois da terceira reunião da Comissão de Emergência da OMS sobre o tema, em Genebra.

O diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, disse que o coronavírus #2019nCoV avançou de forma jamais vista, e recebeu uma resposta sem precedentes com o primeiro caso a surgir na cidade de Wuhan, na China.

image560x340cropped.jpg

O chefe da OMS esclareceu ainda que a emergência internacional não está a ser declarada pelo que ocorre na China, mas sim pelo que pode ocorrer no mundo em termos de contaminação até porque a partir da RPChina, a doença já chegou a 18 países com 98 casos.

A nova cepa do coronavírus surgiu na China em 31 de dezembro passado e se no princípio, a doença era transmitida de animais para seres humanos, passadas algumas semanas apareceram os primeiros casos de transmissão de humanos para humanos e até ao momento, foram notificadas oito transmissões deste tipo na Alemanha, no Japão, no Vietname e nos Estados Unidos.

O coronavirus  apresenta sintomas de gripe.

 sendo o vírus letal e ainda não existindo vacina contra a doença.

Tedros esteve na China para avaliar a situação de perto. Para ele, o governo chinês está tomando “medidas extraordinárias” para combater o surto. O chefe da OMS reconheceu que o coronavírus está tendo um impacto severo sobre a economia e as pessoas na China.

1__#$!@!#__image300x180cropped.jpg

A decisão de declarar o vírus emergência internacional não afeta o movimento de viagens e comércio internacionais, que segundo ele – neste momento – seriam “medidas desnecessárias”. Tedros afirmou que a OMS está pronta para aconselhar qualquer país sobre o tema, e pede que todos os governos considerem as medidas a serem tomadas.

OMS: O que é o coronavírus?

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.