Home Opinião Le Monde arrasa Bolsonaro

Le Monde arrasa Bolsonaro

por Joffre Justino

Segundo a RFI corre mundo esta exoneração de Roberto Alvim de Secretario Especial da Cultura, por causa do vídeo do discurso de Alvim  onde este se inspira no ministro da propaganda nazi Joseph Goebbels.

Por isso o socialista Le Monde, deste sábado,  18 apresenta Alvim como um “Goebbolsonarista”, dizendo também que ele não é o único personagem  “iluminado”, a ocupar cargos de responsabilidade na área da cultura no governo de Jair Bolsonaro, “Muita gente suspeitava que o governo de extrema-direita brasileiro tinha simpatia pelo 3° Reich e, agora, tiveram a prova”, escreve o jornal francês. Le Monde 

Mas o Le Monde aponta outros colaboradores de Bolsonaro dispostos a criar “uma máquina de guerra cultural”, copiada da propaganda nazista, para agradar o chefe como quem está à frente da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, “monarquista convicto”, cita o Le Monde, denunciando que este olavista disse que Caetano Veloso era responsável pelo analfabetismo no Brasil e mais “… o novo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o maestro Dante Mantovani, acredita que “o rock ativa drogas, sexo, aborto e satanismo”, que recorda que Mantovani também divulga que a Terra é plana.

No vídeo de Alvim este não se contenta em tomar emprestado a verve de Joseph Goebbels, mas também copia a aparência física e o tom grandiloquente do nazi Goebbels ao pedir o surgimento de “formas estéticas poderosas, favorecidas pelas virtudes da fé, da lealdade, do autossacrifício e da luta contra o mal” agora retirado da internet. “A ópera Lohengrin, de Richard Wagner, apreciada por Adolf Hitler, dissipa as últimas dúvidas sobre as fontes de inspiração do orador”.

Acentua-se ainda que Bolsonaro reagiu para não perder o apoio de seu “amigo” Benjamin Netanyahu o que para um governo que ainda tem um Rafael Nogueira e um Dante Mantovani à frente de instituições culturais, tem dd se dizer que o fascismo ainda não acabou.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.