Home Estados Unidos da América O Pentágono entre o sai e o fica acaba por negar a decisão contrária a Trump sobre tropas dos EUA no Iraque

O Pentágono entre o sai e o fica acaba por negar a decisão contrária a Trump sobre tropas dos EUA no Iraque

por Joffre Justino

No domingo, Trump havia dito que não deixaria o Iraque a não ser que o Iraque pagasse aos EUA pelo contrario adotaria sanções caso os EUA fossem realmente expulsos.

Mas como de costume no trumpista EUA entre o ontem o hoje e o amanha os ventos mudam sempre e claro terá havido uma carta enviada nesta segunda-feira, 6, pelo Pentágono ao Ministério da Defesa do Iraque onde os EUA (e corretamente na nossa opinião)   anunciam reconhecerão o direito à decisao iraquiana  marcar o fim da presença americana no pais.

Enfim uma mensagem, oposta às declarações de Donald Trump, e que acabou por ser negada pelo Secretário de Defesa após repercutir em diversos meios de comunicação.

A mesma aceitava que a coligação  vai deixar o Iraque “em respeito à soberania” do país e irá “reposicionar as forças nos próximos dias e semanas” que sem ser confirmada pelo Pentágono, a sua veracidade foi confirmada à jornalista Liz Sly, responsável pela cobertura do Washington Post no Oriente Médio, e a agências de notícias como a Reuters.

“Embora a carta não tenha assinatura, os militares dos EUA confirmaram sua autenticidade. Ainda não está claro se é uma retirada total ou parcial, mas a referência à deferência à decisão do parlamento iraquiano faz com que pareça bastante definitivo”, publicou Sly no Twitter.

Ora cerca  das 18h30, o Secretário de Defesa, Mark Esper, desmentiu a noticia afirmando que  desconhecia a mensagem que tinha ganho bom impato mediatico.

Recordemos que Trump dissera no domingo que os EUA construíram bases militares muito caras no Iraque e que só sairiam do país caso fossem ressarcidos. Ele ainda afirmou que pretendia impor duras sanções, “Se notamos algum ato hostil, se fizerem algo que consideramos inaceitável, vamos impor sanções ao Iraque, sanções muito duras”, afirmou em conversa com jornalistas. “As sanções contra o Irã vão parecer leves”, assim sem mais feito verdadeiro pirata em terra.

Vejam a famosa mensagem, realmente não assinada… 

assan Hassan

@hxhassan

Big update — The US military informs Iraq of its plan for an “onward movement” of US troops in response to the requests from the Iraqi parliament and prime minister, “in due deference to the sovereignty of Iraq“. Via @LizSly

ENn978UW4AA0q6O.jpg
0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.