Home Cabo-Verde O Empreendedorismo em Cabo Verde na visão de Vera Mascarenhas Martins

O Empreendedorismo em Cabo Verde na visão de Vera Mascarenhas Martins

por José Elias Ramalho

Vera Martins, consultora, fala-nos um pouco sobre a formação em Neurocomunicação e Neuroliderança assim como retrata também a nova realidade das empresas em Cabo Verde e a evolução que se avizinha na sociedade, decorrente dos investimentos económicos, sociais e políticos atualmente em curso.

Depois de muitos anos a trabalhar com projetos, programas e processos de desenvolvimento de competências, empreendedorismo, inovação e tecnologia para além programas de incubação , tal como os recursos humanos, lideranças posiciona-se neste momento como parceira de negócios da FormDEFI/Heitor Fox em Portugal e Cabo Verde.

Ao longo da sua vida profissional teve um percurso essencialmente ligado às areas de formação e emprego, inovação e tecnologia. Tanto a nível do IEFP de Cabo Verde como no NOSi ( Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação) sempre esteve envolvida em projectos de Inovação, modernização administrativa, incubação, educação e tecnologia. Fez parte de projectos como por exemplo, a Casa do Cidadão, “Programa mundu novu, programa Web Lab, Programa Nosi estagio, NOSi Academia, entre muitos outros.

Neste último ano decidiu investir mais na sua formação enquanto líder, no seu desenvolvimento pessoal e nas Soft Skills, de modo a trabalhar com a Kmindz e consultora parceira do Heitor Fox, coach/trainer e especialista em Neurocomunição, Neurocoaching e Neuroliderança, aplicando ferramentas de melhoria de competências ao nível dos Recursos Humanos que possibilitam a realização de um trabalho inovador, especial e único que se aplica ao Empreendedorismo, Incubação e à Liderança.

Vera Martins confessou-nos ainda que, exercendo um trabalho de forma holística e integrada poderá vir a ser um elemento importante nesta cadeia de valores que se pretende construir a volta da economia digital, pois não há ainda “Empresas sem Pessoas”.

Como referiu anteriormente, concordando em absoluto com as palavras do seu partner e parceiro de negócios Heitor Fox, “It’s All About Your Brain”. Considera por isso, muito importante que as organizações CaboVerdianas comecem a considerar a elevada importância estratégica que tem a formação dos seus colaboradores nas chamadas Soft Skills e no Desenvolvimento Pessoal dos novos líderes.

Vera Mascarenhas Martins esteve nos dias 25 e 26 de novembro em Portugal no Olisipo Learning Center em Lisboa (Parque das Nações) para participar no Curso de Neurocomunicação e Neuroliderança, promovido pela FormDEFI, com o Heitor Fox, Coach/Trainer PSICOTRAINING, Entidade Formadora certificada pela DGERT e pelo IPDJ.

Durante o período que esteve em Lisboa recebeu ainda uma formação especializada em Neurocoaching para acompanhamento de líderes de Alta Performance pela FormDEFI/Heitor Fox, nesta área específica da Neurociência Aplicada aos Negócios e da Análise do Perfil Comportamental (PDA) enquanto ferramenta estratégica de intervenção nas organizações, seja ao nível da formação como ao nível das equipas e lideranças.

E o Estrategizando agradece este momento único de partilha com a parceira Vera Mascarenhas Martins pois acreditamos que as melhores sinergias advêm destas oportunidades de networking e formação, tendo sido para mim um privilégio ter sido também seu colega na formação atrás referida.

José Elias Ramalho

Foto de destaque: @Estrategizando

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.