Home África Eduardo Nascimento morreu em Lisboa

Eduardo Nascimento morreu em Lisboa

por Joffre Justino

O cantor Angolano Eduardo Nascimento, que em 1967 representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a música “O Vento Mudou”, morreu hoje, segundo a Lusa, em Lisboa, aos 76 anos, que teve conhecimento pela enlutada família.

Eduardo Nascimento nasceu em Luanda, Angola, a 26 de junho de 1943, e vinha de uma família crioula com portanto também ascendência portuguesa pela parte do avô materno.

Nos anos 60,  Eduardo Nascimento  foi  líder do conjunto angolano “Os Rocks” e foi um dos primeiros afrodescendentes no Festival da Canção, onde esteve por direito próprio e também porque o regime salazarento isolado que estava o usou em 1967 com  a canção “O Vento Mudou”, que viria a ficar em 12.º lugar, na competição europeia, em Viena.

Foi ainda um bom nadador no Nun’Alvares e era admirado pela juventude caluanda que apostou a fundo nele contra um outro cantor que mais tarde se tornou bem mais famoso, Fausto.

Eduardo Nascimento integrou o pessoal de terra da TAP durante a ponte aérea entre Luanda e Lisboa, em novembro de 1975, a dias da independência de Angola e mais tarde esteve na TAAG onde o encontramos em Cabo Verde.

Manteve uma ligação esporadica com a musica em espetáculos de evocação dos festivais tendo em anos mais recentes posto a possibilidade de regressar  aos palcos com um repertório próprio, num projeto com o maestro Nuno Feist.

Vivia desde 1985 em Portugal 

1967 – Eduardo Nascimento – O Vento Mudou / Festival da Canção RTP

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.