Home Ambiente Do Prós e Contras ao Parlamento com João Galamba à cause do Lítio

Do Prós e Contras ao Parlamento com João Galamba à cause do Lítio

por Joffre Justino

Os “ No meu quinta, Não!” foi como os ecologistas criticaram e denominavam, anos 80, os que recusavam a gestão dos resíduos nos EUA e à medida que fomos assistindo ao confronto à volta da exploração do lítio fomos lembrando esta designação. 

João Galamba tem vindo a desmontar as criticas à exploração do lítio, que assume, só avançará se a avaliação do impacto ambiental o justificar e explicando as regras de controlo que nascerão com a nova legislação,  faltando saber se haverá rentabilidade na atividade e será por aí que como de costume poderão surgir problemas por abusos na exploração. 

Por outro lado, no plano “do meu quintal”, o que um dos experts nos Prós e Contras defendeu é precisamente o que no Estrategizando já assumimos – que venham os Referendos Locais para decidir sobre a exploração do lítio.  

Mas em Democracia há um outro campo de debate, o Parlamento e aí os deputados da comissão parlamentar de Ambiente e muito bem aprovaram hoje o requerimento para a audição do secretário de Estado da Energia, João Galamba, sobre os contratos para a exploração de lítio em Montalegre, distrito de Vila Real os mesmos amplamente debatidos no Prós e Contras uma herança do PSD partido que curiosamente o mesmo partido leva à comissão! 

O interesse pelo lítio português acentuou-se em 2016, ano em que deram entrada 30 novos pedidos de prospeção e pesquisa deste metal, mas existindo desde pelo menos 2011, impulsionado pelo aumento da procura global devido à utilização nas baterias do automóvel elétrico.

Não são poucas várias associações ambientalistas, câmaras municipais e população contra a prospeção e exploração de lítio, com o Governo a defender, por outro lado, que aquele recurso é essencial para a transição energética assumindo por um lado a avaliação dos impactos ambientais e o controlo da atividade.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.