Home Activismo Decisão do Supremo favorece liberdade imediata de Lula!

Decisão do Supremo favorece liberdade imediata de Lula!

por Silvio Reis

Com 6 votos a 5, ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, decidiram na quinta-feira, 07.11, manter a Constituição e tornar inválida a prisão provisória de condenações criminais,  ou  condenação em segunda instância.

Para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a decisão do Supremo altera a situação de 4,8 mil presos, inclusive o ex-presidente Lula e os principais condenados pela Lava Jato.

O desempate coube ao presidente do STF, Dias Toffoli, que agiu contra o governo e toda a operação Lava Jato. Porém, a soltura de um preso ainda depende do aval de um(a) juiz(a), que não tem prazo para decidir.

Advogados do ex-presidente vão se reunir nesta sexta-feira, 08, com Lula e pedirem ao juízo da execução, em Curitiba, a soltura imediata, baseada no julgamento do STF. Também será solicitado que o Supremo julgue os habeas corpus para anular todo o processo que levou à prisão há 580 dias.

Lula foi condenado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, em julho de 2017, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do Tríplex no Guarujá. Foi preso em abril de 2018, antes mesmo de o processo ser finalizado. É um preso político.

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.