Home Arquitetura Arquitetura para a responsabilidade social

Arquitetura para a responsabilidade social

por LUSA Estrategizando

O arquiteto Francis Kéré, do Burkina Faso, mas sediado em Berlim é pioneiro da abordagem que aplica materiais sustentáveis na arquitetura e design com envolvimento da comunidade, vai ter uma exposição, com conferência e lançamento de monografia, a 21 de novembro, no Porto.

A vinda do arquiteto, que recebeu o Prémio Aga Khan de Arquitetura em 2004, é organizada pela editora AMAG, e enquadra-se na programação da Concreta, que vai decorrer na Exponor.

Francis Kéré, é fundador e arquiteto do escritório Kere Architecture, sediado em Berlim, e tem vindo a desenvolver uma arquitetura voltada para a responsabilidade e consciência social, numa abordagem que junta arquitetura e design em compromisso com materiais sustentáveis, e modos de construção singulares e assim promove o envolvimento e contributo da comunidade, iniciativa que lhe valeu o Prémio Aga Khan de Arquitetura atribuído à sua primeira obra construída, a escola primaria de Gando, em Burkina Faso.

Entre os seus projetos no país de origem estão a Assembleia Nacional do Burkina Faso, a Clínica Cirúrgica, o Centro de Saúde Léo (2014), a Escola Secundária Lycée Schorge (2016) e, no continente americano, o pavilhão de reunião Xylem, para o Tippet Rise Art Center (2019), na área norte do Parque Nacional de Yellowstone, em Montana, nos Estados Unidos.

Kéré recebeu o diploma de arquitetura da Technische Universität em Berlim (2004), tendo aprendido a arte de carpintaria em Burkina Faso enquanto na Alemanha adquiriu técnicas de construção inovadoras e uma estética de desenho simplificado.

AG

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.