Home Ambiente A água Antonio Costa, o Ambiente Antonio Costa, tira-me esse ministro!

A água Antonio Costa, o Ambiente Antonio Costa, tira-me esse ministro!

por Joffre Justino

Ele não tem culpa da não chuva? Não tem, e tem, pois a seca combate-se com atos e os atos exigem um empenhamento que esse ministro não tem! 

E os dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mostram que “os valores baixos de precipitação que se têm verificado no início do ano hidrológico ainda não permitiram a alteração nos níveis de armazenamento das albufeiras” e a tendência se não combatida será para agravar.

Note-se que aumentaram de 26 para 30 as barragens com menos de 40% do volume de água que conseguem armazenar. E em 9 das 12 bacias hidrográficas o armazenamento registado a 31 de outubro é inferior à média histórica das últimas duas décadas, realçamos 2 décadas (!), e numa situação mais grave está-se no Sado (apenas 25,6% de água armazenada em comparação com a capacidade das albufeiras), no Barlavento (30,7%), no Lima (33,9%), no Arade (40,3%) e no Oeste (40,4%).

Em todas estas as bacias anteriores a situação agravou-se em outubro, mas sendo  maior no rio Lima: 52,5% para 33,9% em apenas um mês. 

Nas barragens de bacias como o Tejo, Douro ou Guadiana ainda há muita água, bem acima dos 50% da capacidade de armazenamento e a bacia do Ave foi a única que acabou o mês com mais água do que tinha em setembro. 

O Monte da Rocha (9%) no Sado é a albufeira do país com menos água, seguida da Vigia (11%) e Caia (14%), na bacia do Guadiana.

Ha ou não a urgência de um planeamento ibérico na gestão da água num país que recebe, em turistas,  ainda por cima mais população que a que tem ( em 2018 recebeu 12,8 milhões de turistas a gastar claro da curta agua que existe!) 

Arborizar o pais sem arvores exóticas, gerar um plano ibérico integrado da agua e da sua distribuição, dessalinizar a água do mar, educar pela água as populações e as atividades económicas  e assim travar a desertificação, eis o que se exige ! 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.