Home Fogos Que Viva a Burocracia sr. ministro da Administração Interna?

Que Viva a Burocracia sr. ministro da Administração Interna?

por Antonio Sousa

Diz o presidente, que dizem do PSD, da LBP, Jaime Marta Soares, que as comparticipações financeiras de setembro estão a ser pagas aos bombeiros voluntários entre 28 e 29 deste mês, quase portanto um mês depois.

Na verdade estes bombeiros voluntários que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais recebem da Proteção Civil a compartição financeira de 50 euros por 24 horas, pouco mais de 2 euros hora, o que é um escândalo por muito voluntariado que haja na sua ação, sendo que Jaime Marta Soares referiu ainda que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC, está em falta quanto às dívidas todas às associações humanitárias de bombeiros, continuando por saldar as despesas extraordinárias desde julho deste ano e algumas de 2018.

Segundo o presidente da LBP, estão por pagar as despesas extraordinárias feitas durante o combate aos fogos, como alimentação, combustível e reparação de viaturas.

Em resposta ao PSD, o Ministério da Administração Interna, MAI, refere que a ANEPC “não tem valores em dívida relativos ao período crítico de incêndios” do ano passado para com os corpos de bombeiros, estando por pagar quase 34 mil euros referente a despesas extraordinárias de 2018.

O MAI prevê pagar este valor “a breve trecho”, uma daquelas respostas típicas de mau pagador e que na verdade mostra o que o Estado é, com este ou todos os anteriores governos como sabemos.

Na resposta enviada ao grupo parlamentar social-democrata, o MAI indica ainda que a ANEPC tem também por regularizar às associações humanitárias o montante de cerca de 433 mil euros, cujo reembolso “está dependente da realização efetiva da despesa e respetivo comprovativo”, nomeadamente mediante envio de fatura, o que é mesmo para rir…então pede-se fatura e recibo a quem salvou, propriedades, bens e pessoas?

Não seria bem mais positivo que as multas aos incendiários (alem das suas prisões…) que deveriam ser pesadas, fossem precisamente para pagar este serviço solidário dos bombeiros?

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.