Home BREXIT Brexit sim, Brexit, não. Bem me quer, Mal me quer…

Brexit sim, Brexit, não. Bem me quer, Mal me quer…

por Joffre Justino

O Brexit está a tornar-se num cenário ridículo, onde os seus atores parecem amadores sem formação, a ensaiar Gil Vicente em inglês.

Assim, depois de uma proposta de realizar eleições antecipadas a 12 de dezembro que recebeu 299 votos a favor e apenas 70 contra, não atingindo os exigidos dois terços dos votos da Câmara dos Comuns, 434 deputados, Boris Johnson anunciou que o governo vai apresentar ainda esta noite uma proposta de lei para serem convocadas eleições legislativas a 12 de dezembro, procedimento que apenas requer uma maioria simples.

“Esta câmara não pode continuar a manter este país refém. Milhões de famílias e empresas não podem planear o futuro. E não acredito que esta paralisia e esta estagnação devam continuar”, afirmou Johnson.

Perante tal o líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que vai avaliar a proposta, mas que exige um compromisso “claro e definitivo” do primeiro-ministro de que o Reino Unido não vai sair da União Europeia sem um acordo.

Entretanto o lider parlamentar do Partido Nacionalista Escocês manifestou a intenção de avançar com um projeto de lei para realizar eleições legislativas antecipadas, mas numa data diferente, a 09 de dezembro tendo este líder, Ian Blackford, dito que avaliaria a proposta do governo na terça-feira.

Como condição, terá de existir uma “garantia absoluta” de que até à dissolução do parlamento não haverá uma tentativa de completar a aprovação da legislação para ratificar o acordo para o ‘Brexit’.

Vá-se lá entender este caos brexitiano…  Porque se se entende que britânicos desconfiem de alemães e até de franceses já não se entende esta desconfiança radical entre si.

Algo vai mal nas Terras de Sua Magestade.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.