Home Angola Postais Angolanos de Fernando Heitor

Postais Angolanos de Fernando Heitor

por Fernando Heitor

Meus caros, 

todo o crescimento provocado por politicas administrativamente gizadas e não baseado na leitura do mercado real ( oferta vs procura) I.e.- taxa de câmbio administrativa ; juros de empréstimos, especulativos; créditos bancários sem garantias reais etc… todo o crescimento assente em pilares macroeconômicos frágeis ; todo o crescimento provocado essencialmente por um único produto de exportação ( no caso o petróleo ) , todo o crescimento impulsionado essencialmente  por força de trabalho expatriada ; todo o crescimento desigual não sustentado… é o que FH considera como sendo um “ falso crescimento “ .  

E falso porqué ? 

Porque é ilusório, apenas numérico ! Não provoca desenvolvimento igual e duradouro. Pelo contrário cria mais assimetrias regionais e mais desigualdade social. Endinheirados e não ricos com patrimônio real legalmente registado; não  transforma recursos humanos em  capital humano, não industrializa os meios de produção nem cria cadeias permanentes de valor… não evolui as forças produtivas nacionais! 

E por isso e não só, não resiste à realidade do mercado, quando as políticas econômicas e financeiras , são gizadas e implementadas nos cânones dos princípios da ciência econômica .  Se mesmo assim ainda não me fiz entender … tenho pena pois não consigo por palavras, ser mais esclarecedor . 

Recomendo que olhem tão somente, para o que vem acontecendo em Angola nos últimos 10 anos. 

E tenho dito. 

Forte abrço de FH 

( nas estradas de Angola, a caminho do Lubango/ Huila )

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.