Home BREXIT Brexit em Câmara….lenta !

Brexit em Câmara….lenta !

por Joffre Justino

Não era difícil prever ( nós fizemo-lo e nem era necessário um modelo econométrico “à centeno ou à “centeno” de Rui Rio”, bastava ter-se visto a deliciosa e anti burocrática serie britânica Yes Minister…) para se saber que o Brexit sendo obvio (?)  não será fácil de atingir,  em especial com o sr Boris Johnson, este outsider a liderar o clássico conflito Reino Unido/ França/Alemanha… 

Desta vez ( que não foi de vez pois Corbyin nem deve ter querido ouvir Antonio Costa, demasiado amigo de Merkel e Macron), o parlamento britânico aprovou a emenda Letwin que como se previa obriga Boris Johnson a pedir novo adiamento a Bruxelas até que legislação interna seja aprovada para acomodar na lei britânica as alterações impostas pelo Brexit, o que note-se é já uma cedência a um certo Brexit mais “ordenado”… e o Sim venceu com 322 votos a favor contra 306 para o Não.

Ora, no seguimento da aprovação da emenda Letwin, o governo britânico decidiu retirar a proposta para ser votado o novo acordo para o ‘Brexit’ negociado pelo primeiro-ministro, mas pretende apresentar na próxima semana a proposta de lei para regulamentar o acordo para conseguir sair da UE até 31 de outubro.

“Espero que [os deputados] mudem de ideias e apoiem este acordo em números esmagadores”, afirmou B. Johnson! 

Numa primeira reação à votação o primeiro-ministro britânico recusou pedir um adiamento do ‘Brexit’ previsto na lei: “Não vou negociar um adiamento, nem a lei me obriga a fazê-lo”, alegou, acrescentando que “mais um adiamento seria mau para este país ou para União Europeia e mau para a democracia”.

Na verdade a “lei Benn” determina que o primeiro-ministro tenha de escrever uma carta até às 23h00 deste sábado, a solicitar uma extensão do processo de saída da UE por três meses, até 31 de janeiro, se a Câmara dos Comuns não aprovar um acordo, ou autorizar uma saída sem acordo até 19 de outubro.

Tudo na mesma até que um deite a toalha ao chão, o que está difícil ! 

Guy Verhofstadt

@guyverhofstadt

The 

@Europarl_EN

‘s Brexit Steering Group will consider the outcome of today’s vote for the Letwin amendment on Monday. Whatever happens next, the marches outside the Parliament show just how important a close EU – UK future relationship is.

ptXUrBXn_bigger.jpeg

Tom Boadle

@TomBoadle

Crowds in Parliament Sq respond to the Letwin Amendment passing like an England goal in a World Cup… but with less beer thrown around

BPBn1v4KMZ7Dr6_Z.jpeg
0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.