Home Catalunha CATALUNHA : A MARCHA PELA LIBERDADE

CATALUNHA : A MARCHA PELA LIBERDADE

por Joffre Justino

Na Catalunha combate-se pela Independência hoje na Marcha Pela Liberdade e serão centenas de milhar de manifestantes pró-independência da Catalunha a virem sobre Barcelona 

Este protesto é também  contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017.

Vindos organizados em cinco colunas de a “Marcha pela Liberdade”, foi convocada pela Assembleia Nacional da Catalunha (ANC, organização cívica independentista), e pela Òmnium Cultural (outra organização cívica independentista).

Avançando por etapas desde o dia 16 irão juntar-se no centro de Barcelona, numa manifestação, que acontece a par de uma greve geral.

As cinco colunas  partiram de Girona, Vic (Barcelona), Berga (Barcelona), Tàrrega (Leda) e Tarragona originando cortes intermitentes nas estradas da Catalunha, como a AP7 e a A2.

A greve geral que acompanha a manifestação  foi convocada pelos sindicatos independentistas Intersindical-CSC e Intersindical Alternativa de Catalunya (IAC), em protesto contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos.

Nas últimas noites as manifestações na Catalunha, são vividas por entre confrontos com as forças de segurança com mais de 100 pessoas detidas inúmeros feridos 

Preparem-se as Espanhas, prepare-se a UE que além do Brexit têm pelo menos um novo país a nascer da desagregação das Espanhas sem esquecer Bascos, Gslegos, etc …  

Joffre Justino

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.