Home Estados Unidos da América A cabecinha destravada de Trump!

A cabecinha destravada de Trump!

por Joffre Justino

Na verdade depois de dar a entender a Erdogan que tinha redes solta face aos sírios e curdos retirando as tropas americanas do terreno, Donald Trump, para nosso azar PR dos EUA, afirmou nesta segunda-feira, 14, que irá sancionar a Turquia por sua operação na Síria e mais que Damasco deve proteger os curdos.

“Em breve emitirei uma ordem executiva autorizando a imposição de sanções contra autoridades atuais e ex-funcionários do governo da Turquia e qualquer pessoa que contribua para as ações desestabilizadoras da Turquia no nordeste da Síria”, disse o presidente dos EUA, indo até  “uma ampla gama de consequências, incluindo sanções financeiras, bloqueio de propriedade e restrição de entrada nos Estados Unidos”.

Assim as tarifas de aço serão aumentadas de volta para 50%, as negociações que o Departamento de Comércio dos EUA lidera com a Turquia em uma tentativa de fechar um acordo comercial de US$ 100 bilhões estão interrompidas imediatamente, “A ofensiva militar da Turquia está ameaçando civis e ameaçando a paz, segurança e estabilidade na região… A ação da Turquia está precipitando uma crise humanitária e estabelecendo condições para possíveis crimes de guerra”, alertou Trump.

A Casa Branca vem agora afirmar que os seus militares na Síria regressarão e permanecerão na região “para monitorar a situação” e impedir o ressurgimento do ISIS (Daesh, grupo terrorista proibido na Rússia). 

Já sobre os curdos, Trump afirmou que “após derrotar 100% do ISIS”, agora é a hora da Síria atuar, “Deixe a Síria e Assad proteger os curdos e lutar contra a Turquia por sua própria terra. Eu disse aos meus generais: por que deveríamos estar lutando pela Síria e Assad para proteger a terra de nosso inimigo? Quem quer ajudar a Síria a proteger os curdos é bom para mim, seja Rússia, China ou Napoleão Bonaparte. Espero que todos se saiam bem, estamos a 12 mil quilômetros de distância!

Este vai-vem trumpiano é perigoso para a estabilidade socio política e económica global ! 

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.