Home América Latina Miguel Enriquez Espinosa, Lembremos aos 45 anos de sua morte este revolucionário chileno.

Miguel Enriquez Espinosa, Lembremos aos 45 anos de sua morte este revolucionário chileno.

por Joffre Justino

Miguel Enríquez Espinosa, un médico, político y revolucionario chileno, foi um fundador do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) e os partidarios da ditadura pinochetista tudo fizeram para calar a sua vida e morte  heróica mas o seu legado continuou a ser  uma  referência entre as forças revolucionarias Latinoamericanas.

Há 45 anos a 5 de outubro de 1974, Miguel Enríquez foi assassinado, sendo  na altura o líder político mais  procurado  pelos organismos de segurança da ditadura de Pinochet pela Agrupación Caupolicán, de la Dirección de Inteligencia Nacional (DINA), que descobre o seu paradeiro e o mata com  dez  tiros.

O MIR e o  apoio a Allende

Aos 23 anos de idade, Miguel Enríquez  foi eleito secretario geral  no  IV Congreso do MIR e em 1967, mo  III  Congreso do MIR apresenta a sua tese político militar para transformar el movimento  num  Partido Revolucionário fiel aos seus ideais de dignidade, liberdade, justiça, democracia e um sistema social justo.

O MIR já fora atacado e víctima de repressão pelo  governo  de Eduardo Frei, e por tal passam à luta  clandestina, até  que Salvador Allende ganha as eleições  presidenciais no Chile de 1970. 

Si bien el MIR siempre tuvo una postura de crítica constructiva con la Unidad Popular, dado que su ideología era más radical que la de Allende, el movimiento se avocó a garantizar la protección del candidato, y luego presidente, y a participar de tareas revolucionarias. 

Nas últimas horas de vida do presidente Salvador AllendeMiguel Enríquez le pidiu-lhe que abandonasse o Palacio de La Moneda e continuasse a luta na resistencia clandestina, mas este respondeu-lhe “Eu nao saio daquí, cumprirei até à morte a responsabilidade de presidente que oPovo  me entregou. Agora é a tua vez Miguel“.
joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.