Home Ambiente Acção pacífica pelo clima, corta o trânsito em Lisboa

Acção pacífica pelo clima, corta o trânsito em Lisboa

por Mafalda Gomes

Depois da greve climática uma acção de rebelião pacífica parou o trânsito na Almirante Reis, uma avenida principal na cidade de Lisboa, onde se localiza o Banco de Portugal, que foi o sítio escolhido para a ocupação. 

Da Austrália, ao Luxemburgo, dos EUA, a Portugal foram várias as ações pacíficas de desobediência civil organizadas pelo colectivo Extintic Rebellion. O símbolo da ampulheta dentro de uma circunferência aparece cada vez mais nos protestos ambientais. Usam a desobediência civil pacífica para travar a extinção em massa. Em Portugal, chamaram a atenção da opinião pública quando quatro activistas interromperam uma intervenção do primeiro-ministro. 

A ocupação da avenida começou às 17:00, e em uma hora, cerca de quinhentas pessoas estavam na Almirante Reis com tendas, comida, música, e vontade de resistir na rua. A manifestação era permitida até às 18:00, mas os problemas começaram antes disso. As tendas (e as pessoas dentro das tendas) foram retiradas à força pela polícia desde o início da mobilização.  

Ás 19:30 a polícia fez o primeiro aviso para os manifestantes se retirarem do local, que imediatamente se reuniram, como já tinham feito, em grupos de afinidade (de 4 a 12 pessoas), representadas por um delegado que depois vota em plenário as decisões da acção de rebelião. Ouviu-se várias vezes “assim a democracia funciona”. Foi decido resistir até ás 20:00, hora de início do telejornal.

Ao terceiro aviso, perto dessa hora, a polícia retirou os manifestantes um a um. Moveram a mobilização para a Rua de Angola, onde os manifestantes, perto das 21:30, quando a polícia voltou a exigir a desocupação da rua, os grupos de afinidade reuniram-se, e os delegados em plenário decidiram terminar o protesto.  

Nas redes sociais, o colectivo declara que foi “um dia que vai ficar na História do movimento climático em Portugal.” 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.